Eu acredito na pintura | Denis Siminovich

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> George Sand faz 200 anos
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
Mais Recentes
>>> Escrava Isaura de Bernardo Guimarães pela Ciranda Cultural
>>> A doutrina cósmica de Dion Fortune pela Pensamento (1990)
>>> Brahmavidyã de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Netuno de Patricia Morimando pela Pensamento (1992)
>>> Barron's Regents Exams And Answers - Algebra 2/trigonometry de Meg Clemens, Glenn Clemens pela Barron's Educational Series (2011)
>>> E. A. Wallis Budge de A religião Egípcia pela Cultrix/Pensamento (1983)
>>> Longman Dicionário Escolar - Inglês-português, Português-inglês: Para Estudantes Brasileiros (Sem Cd) de Pearson Longman pela Pearson (2009)
>>> Os Deuses Egípcios de Alan W. Shorter M.A. pela Cultrix/Pensamento (1984)
>>> América Mítica - Histórias Fantásticas De Povos Nativos E Pré-colombianos de Rosana Rios pela Besourobox (2013)
>>> O Incesto Real de Julio De Almeida pela Pallas (2021)
>>> Os Bilhetes Secretos de Tania Alexandre Martinelli pela Companhia Nacional (2009)
>>> Bíblia Sagrada Ave-maria Marrom Com Zíper - Bolso de Vários Autores pela Ave Maria (2009)
>>> As Idéias e as Formas de José Guilherme Merquior pela Nova Fronteira (1981)
>>> A Palavra e o Tempo 1937 - 1945 - 1950 de José Américo de Almeida pela José Olympio (1986)
>>> Estruturalismo e Teoria da Literatura de Luiz Costa Gama pela Vozes (1973)
>>> Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmá e meu irmão de Michel Foucault ( Coord. ) pela Graal (1977)
>>> Protesto e o novo romance brasileiro de Malcolm Silverman pela Civilização Brasileira (2000)
>>> Cambridge Primary English Stage 3 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Gill Budgell, Kate Ruttle pela Cambridge University Press (2019)
>>> Cambridge Primary English Stage 5 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Sally Burt, Debbie Ridgard pela Cambridge University Press (2019)
>>> A Terra Dos Meninos Pelados de Graciliano ramos pela Galera (2022)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Moderna (1986)
>>> Cambridge Primary English Stage 4 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Sally Burt, Debbie Ridgard pela Cambridge University Press (2019)
>>> O Que É Que Te Diverte? de Eliardo Franca pela Caramelo Didático (2018)
>>> Vigiar e Punir - história da violência nas pisões de Michel Foucault pela Vozes (1977)
>>> Maquinas Do Tempo de Romont willy pela Callis (2013)
COMENTÁRIOS

Sábado, 10/2/2007
Comentários
Leitores

Eu acredito na pintura
Daniel Piza e leitores afins, "Saudades da pintura" é um texto que, para mim, é a bandeira que empunho todos os dias. O isolamento da pintura é o caminho mais fácil! O olhar contemporâneo é o da superficialidade, mesmo que paire sobre o movimento das imagens tecnológicas ou a tridimensionalidade das instalações. Me parece que o olhar vem se tornando preguiçoso, ansioso nas práticas artísticas. Isso só espelha um comportamento cultural de nossa era. A era mais que pós-histórica, uma era a-histórica. Esse descaso é uma consequência lógica. Um salto quântico para o esquecimento das imperfeições do ser humano nas produções poéticas. O problema é a supervalorização por uma filosofia cultural baseada no avanço tecnológico e científico. Onde está a simplicidade da emoção humana nas criações artísticas? Eu acredito na pintura. O conceito de pintura vai além das tintas e dos pincéis. Temos a liberdade de fazer história, ou somente produtos do ego enfraquecido.

[Sobre "Saudades da pintura"]

por Denis Siminovich
http://www.denovich.com.br
10/2/2007 às
12h47 201.14.250.120
(+) Denis Siminovich no Digestivo...
 
Leitura ou letramento?
Eis a questão! As diversas possibilidades de expressão que praticamos, verbais e não verbais, nos remetem à condição codificadores/decodificadores em todos os níveis. A imposição normativa continua se confrontando com a experiencia artística que considera fatores isolados e subjetivos na criação e apreciação do texto. O objetivo do texto tende a determinar a sua relevancia e o contexto, em que ele é inserido, é determinante para o nível de interação e profundidade que ele possa atingir. O autor que reflete sobre o seu trabalho está, provavelmente, engajando-se na missão de formar leitores, que fundamentalmente romperão em algum momento com o canal de decodificadores e vão atingir a interação com a matéria que os identifica; criando textos e experimentando o código. O autor talvez nada mais seja que a autonomia do leitor num diálogo libertário com todos os seus autores e a tese seja apenas o objeto de catarse em que estas duas personas se fundam, e se apaziguem.

[Sobre "Leituras, leitores e livros – Parte I"]

por Carlos E. F. Oliveir
10/2/2007 à
01h17 201.65.37.4
(+) Carlos E. F. Oliveir no Digestivo...
 
Aguardo teu livro
Parabéns, Marcelão, é isso aí... quem espera que caia do céu, cai no inferno, na maior parte das vezes. Aguardo teu livro, lembra? Abraços. Inacio Carreira

[Sobre "A culpa é dos escritores, também"]

por Inacio Carreira
10/2/2007 à
00h24 201.25.208.209
(+) Inacio Carreira no Digestivo...
 
Saber ler é...
Ana, que interessante, também comecei lendo a coleção Vaga-lume. E como foi boa a época, sempre pegava dois livros por semana na biblioteca da escola. Também vejo a má leitura como um grande problema. De forma geral muitas pessoas lêem sem a consciência da leitura, sem parar e pensar, "pera aí, o que estão me dizendo estes livros?". É como se fosse algo automático, feito sem cuidado. Tudo bem começar assim, apenas para criar o hábito, contudo é natural imaginar uma evolução na leitura e passar a realmente ler um texto. É claro que a melhor forma de avaliar o quão bem lemos é na hora de escrever. Concordo que ser autor significa saber ler, e aí ainda está (admito) minha maior dificuldade. Mas como você disse "é uma prática que se 'contrai' com vagar"; espero chegar lá. Abraços, Ana

[Sobre "Leituras, leitores e livros – Parte I"]

por Arthur Alves
9/2/2007 às
23h46 189.13.49.49
(+) Arthur Alves no Digestivo...
 
Eu quero fazer alguma coisa
Em 1947, aos 33 anos, um poeta muito importante da cultura brasileira morreu. Pouco antes se designou, poeta desconhecido, e nenhuma editora na época o quis por ser inciante. Hoje, em Corumbá existe um projeto com o nome dele, para levá-lo ao conhecimento dos braileiros... Estão sendo editados os seus livros e na faculdade ele está sendo estudo e devidamente reconhecido... Seu nome, LOBIVAR MATOS... O meu nome, FERNANDA MATOS, escritora iniciante desconhecida, neta desconhecida do poeta desconhecido do Brasil... e meus livros ainda estão aqui para serem publicados... Eu quero fazer alguma coisa com vcs! Abraço.

[Sobre "A culpa é dos escritores, também"]

por Fernanda Matos
9/2/2007 às
20h38 201.39.190.65
(+) Fernanda Matos no Digestivo...
 
Tô dentro!
Ótimo texto, Barbão. E eu estou dentro, claro! Abs.

[Sobre "A culpa é dos escritores, também"]

por Janethe Fontes
http://palavreando.zip.net/
9/2/2007 às
20h22 201.42.106.136
(+) Janethe Fontes no Digestivo...
 
A luz do sol me basta
Adorei seus textos, mas em uma coisinha me incomodou: moro em uma cidade em que o sol brilha quase que os 365 dias do ano. E adoro ao acordar e ver o "astro rei" brilhando e me dando um caloroso bom dia. Basta isso para iluminar o meu dia. Bjs

[Sobre "Uma nota sobre a leveza do ser"]

por Crica
9/2/2007 às
15h33 200.164.107.131
(+) Crica no Digestivo...
 
A culpa é da mulher vítima
vítima, sim, dela própria, da porcaria que ela mesma criou para viver, para se proteger dela mesma, e da sua incompetência, diante de tudo... mas tipos são tipos e tem gosto pra tudo nessa vida.

[Sobre "Sobre a mulher que se faz de vítima"]

por Teca Baima
9/2/2007 às
14h33 200.164.107.131
(+) Teca Baima no Digestivo...
 
a desordem, o caos
O artigo é muito bom e faz ver que a desordem, o caos, o imprevisto e o improviso são os responsáveis pela evolução humana, logo, quem faz "cagadas" são os heróis, pois mostram ao restante da humanidade o que se deve ou não fazer. Parabéns, adoro o assunto e gostaria de receber outas visões sobre o tema.

[Sobre "A teoria do caos"]

por Thais Renata de Lima
9/2/2007 às
13h20 200.204.171.196
(+) Thais Renata de Lima no Digestivo...
 
aí é que mora o perigo
O texto é duro, e o pior, muito dolorido para quem lê e se enxerga, mas, é verdadeiro, não concordo com muitas coisas, como não se incomodar com arrogância, etc. Mas, me vi como uma mulher-vitima, filha de pais-vitimas, sendo que na minha família não somos ignorantes, feios, miseráveis, não, somos vistos como felizes, bonitos, inteligentes, guerreiros, mas, acredito que o conceito de humildade ensinado na sociedade cristã, acaba nos deixando inseridos na cultura do "tadinho", e é aí é que mora o perigo, pois, escondidos dentro da falsa modéstia, não revelamos ao mundo nossos verdadeiros talentos. Ser vilão, confiante, capacitado e saber disso se tornam sinônimos. Mas, quero rever alguns desses conceitos e penso que vai surtir efeito positivo para MIM.

[Sobre "Sobre a mulher que se faz de vítima"]

por Thais Renata de Lima
9/2/2007 às
12h49 200.204.171.196
(+) Thais Renata de Lima no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Gramática na Escola - repensando a língua portuguesa Renovação do ensino da gramática Formalismo x funcionalismo Análise de gramática escolar
Maria Helena de Moura Neves
Contexto
(2019)



50 Anos de Causos
Gerdo Bezerra de Farias
Do Autor
(2004)



Presidentes de Bolivia: Entre urnas y Fusiles
Carlos D. Miesa Gisbert
Gisbert



Os Trabalhos de Hércules - Arrastando na Torre
Agatha Christie
Livros do Brasil



Leite Criôlo 1929
Amilcar Vianna Martins Filho
Icam
(2012)



Segurança pública
Joelina Menezes
Ufs
(2009)



O Dia do Chacal
Frederick Forsyth
Abril Cultural
(1980)



Império Dos Mortos: Primeiro Ato
George A. Romero
Panini
(2015)



Por Que Tenho Medo Dos Juizes 632
Eros Roberto Grau
Malheiros
(2016)



O Que É Que Eu Posso Fazer?
Tânia Alexandre Martinelli
Atual
(2002)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês