Continuando... | Adriana

busca | avançada
63330 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> SLAM SP - 10 anos Campeonato Paulista de Poesia Falada
>>> Cantos de Aiyê - Histórias da Natureza Com Coletivo Quizumba
>>> Dois Baús
>>> Kizombinha
>>> ÁGUA
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
Colunistas
Últimos Posts
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
>>> O jovem Tallis Gomes (2014)
>>> A história do G4 Educação
>>> Mesa do Meio sobre o Primeiro Turno de 2024
>>> MBL sobre Pablo Marçal
>>> Stuhlberger no NomadCast
Últimos Posts
>>> E-book apresenta ferramentas de IA a professores
>>> E-book: Estágios da Solidão: Um Guia Prático
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O rigor do experimentalismo
>>> Haddad merece no máximo nota 4
>>> No Brasil, de braços abertos?
>>> Entrevista: o músico-compositor Livio Tragtenberg
>>> A crise dos 28
>>> Quincas Borba: um dia de cão (Fuvest)
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> O novo Tarantino
>>> A idolatria do século XXI
>>> Moda não é tão importante
Mais Recentes
>>> Casamento Blindado: O seu casamento à prova de divórcio de Renato Cardoso; Cristiane Cardoso pela Thomas Nelson Brasil (2012)
>>> Devocionário à Sagrada Face 2ª edição. de Editora Canção Nova pela Canção Nova (2009)
>>> Avaliação: Uma prática em busca de novos sentidos 2ª edição. de Maria Teresa Esteban (org) Loch; Afonso; Barriga pela Dp&a (2000)
>>> Desenho Tecnico de Arlindo Silva; outros pela Gen LTC (2011)
>>> Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa de Incropera; DeWitt; Bergaman; Lavine pela LTC (2014)
>>> Sciencia penitenciaria positiva de Americo Ribeiro de Araujo pela Leite Ribeiro & Maurillo (1918)
>>> A ciência na Idade média Scientific American História 01 de Alfredo Nastari pela Duetto
>>> Administração Da Produção Para Mbas de Meredith pela Bookman (2002)
>>> Regionalismo e centralização política de Angela Maria de Castro Gomes pela Nova Fronteira (1980)
>>> O interlúdio consciente de Ralph M. Lewis E R C pela Biblioteca Rosa Cruz (1974)
>>> O homem, quem é ele? Elementos de Antropologia Filosófica de B. Mondin pela Edições Paulinas (1982)
>>> Contos Judaicos de Shoshana Boyd Gelfand - Amanda Hall pela Wmf Martins Fontes (2021)
>>> 100 Lições de Português através do diálogo de Lauro de Almeida Santos pela Jowil (1984)
>>> New Fast Class. Student's Book And Online Workbook de Kathy Gude pela Oxford (2010)
>>> Fausto - Tragedia Subjectiva de Fernando Pessoa, Teresa Sobral Cunha pela Nova Fronteira (1991)
>>> Constructivismo Logico - Semantico Vol.1 de Aurora Tomazini De Carvalho E Paulo De B. Carvalho pela Noeses (2014)
>>> O Pum de Stela Greco Loducca pela Companhia Das Letrinhas (2014)
>>> Filosofia dos valores colecção Studium de Johannes Hessen pela Armênio Amado Editor (1980)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9º edição - 10º impressão) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2023)
>>> Formação Econômica Do Brasil de Marcus Fernandes Gonçalves Da Silva pela Campus (2012)
>>> Menina Bonita Do Laco De Fita ( 9º edição - 10º impressão) de Ana Maria Machado; Claudius pela Ática (2023)
>>> O Normal E O Patológico de Georges Canguilhem pela Forense Universitaria (1995)
>>> Harry Potter E A Ordem Da Fenix de J. K. Rowling pela Rocco (2003)
>>> As 5 Linguagens Do Amor Das Crianças: Como Expressar Um Compromisso De Amor A Seu Filho de Gary Chapman pela Mundo Cristao (2016)
>>> Fogo No Ceu (20º edição - 13º impressão) de Eliardo Franca - Mary Franca pela Atica (2008)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 26/2/2002
Comentários
Leitores

Continuando...
Entendo seu ponto de vista, e concordo quando você fala na necessidade de desenvolver uma postura crítica tanto na criança quanto no adulto. Sou contra o oba-oba na TV, mas acho que a construção dessa postura deve vir da educação básica, dentro de casa, e depois das instituições que teoricamente estão preparadas para isso. Assim como as pessoas sempre estarão em contato com outras que talvez não representem uma boa influência, também estarão sujeitas à manipulação dos livros, das revistas, dos jornais, da política, de maus profissionais, e também da propaganda. Também concordo que a época é consumista, mas a época é perniciosa em outros aspectos. Acredito que a publicidade, exercida com ética, não prejudica ninguém. Até porque, você sabe, ninguém faz o que não quer. Mas vai da estrutura de cada um ser mal influenciado ou não pela publicidade, pelos meios de comunicação, pelas pessoas, etc.

[Sobre "Animismo"]

por Adriana
26/2/2002 às
22h24 200.151.159.111
(+) Adriana no Digestivo...
 
Marcos Mion e o incrível Huck
Marcos Mion é um cara malandro. Fez a fama zoando todo mundo na MTV, artificialmente elevado à categoria de cult e consagrado na apresentação daquele prêmio anual com nome em inglês. Só que tem um negócio: Mion não gosta de ser zoado. Só ele é que pode zoar os outros. A página Cocadaboa.com.br tem uma coluna chamada "Calúnia e difamação" na qual publica entrevistas completamente inventadas com gente muito exposta na mídia. São entrevistas cabeludíssimas. Mas o Marcos Mion não gostou e colocou seu advogado atrás dos caras. Exigindo a retirada da entrevista da página por conter, adivinhem?, adivinhem??? "declarações de caráter injurioso, calunioso e difamatório". Para evitar a batalha judicial (por falta de grana) o pessoal do Cocadaboa.com.br substituiu a entrevista por um protesto. Está tudo em http://www.cocadaboa.com.br/Textos/calunia_mion.htm Apenas para constar: o advogado de Marcos Mion é o pai do Luciano Huck.

[Sobre "Semana de Estréias"]

por Rafael Lima
26/2/2002 às
16h58 200.179.78.2
(+) Rafael Lima no Digestivo...
 
Raul ou Luar?
É, Juliano, Raul Gil também às segundas é dose prá elefante. Chega o de sábado. Apareceram bons cantores no programa, alguns já foram contratados pela Warner, só não se sabe se todos farão sucesso. Aliás, o teu "diabo loiro" já vendeu mais de 1 milhão de CDs! Será o "efeito gospel" da TV do Bispo Macedo e seus crentes? Entre aquela turma toda, eu torço pelo duo Rinaldo e Liriel, a revelação de 2001 no Brasil. Tivessem aparecido na Globo, hoje estariam fazendo shows até no exterior, com cantos sacros na Capela Sixtina. Desde dezembro, já venderam 600 mil CDs. Infelizmente, o "bel canto" não é muito apreciado por esses tristes trópicos, há quem chame música erudita de "música italiana". Assim não dá...

[Sobre "Semana de Estréias"]

por F. Maier
25/2/2002 às
18h00 200.198.194.146
(+) F. Maier no Digestivo...
 
carnaval
Ano passado também dei uma passadiha pelo carnaval de Salvador, Fabio, e é exetamente como você descreveu. Sujo e chato. E do camarote, onde estive, as coisas são bem diferentes. O povo que ainda se diverte no carnaval, acho, está mais pra cima, em Olinda. Muito boa coluna, abração, Eduardo

[Sobre "o carnaval dos animais"]

por Eduardo
25/2/2002 às
12h32 200.213.226.132
(+) Eduardo no Digestivo...
 
sem contato
Não.

[Sobre "Umbigo torto e outras tolices"]

por Rafael Lima
25/2/2002 às
08h24 200.179.78.2
(+) Rafael Lima no Digestivo...
 
oi
voce estudou no teresiano ?

[Sobre "À guisa de uma apresentação"]

por guilherme
23/2/2002 às
20h17 200.227.154.5
(+) guilherme no Digestivo...
 
contato ?
Voce estudou no Teresiano ?

[Sobre "Umbigo torto e outras tolices"]

por Guilherme Cantisano
23/2/2002 às
20h07 200.227.154.5
(+) Guilherme Cantisano no Digestivo...
 
Conversa
Adriana, Penso que os artigos no “Digestivo...” devem gerar conversa entre as pessoas que circulam pelo site. Por isso é muito bom que você tenha escrito sobre meu texto intitulado “Animismo”. Com esse texto eu não pretendia fazer análises profundas sobre publicidade, mas, antes, queria falar sobre -- justamente -- o que você nomeoou “público-alvo”. Minha pretensão era chamar a atenção do leitor sobre a criança (que eu penso que de fato habita cada pessoa) e a criança específica com a qual aqueles comerciais se comunicavam. De certo ponto de vista, sim, os comerciais falarão com a criança “certa” do público-alvo “certo”, mas, você não acha importante que tanto o consumidor “certo” quanto o “errado” possam ter visão crítica daquilo que o intervalo comercial está lhe propondo consumir? O negócio é pensar, e fazer pensar, e existem peças publicitárias bastante “pensadoras”, é como eu penso, mas essas aí que eu citei... e se comento sobre a mulher que vai se masturbar com o sabão em pó, é apenas para colocar o leitor noutro lugar, noutro ponto de vista, e brincar com ele... Mas há algo no que você diz que eu realmente discordo: a meu ver hoje estamos numa “época consumista”, sim, e fazê-la diferente faz parte da vida de algumas pessoas. Eu mesma exerço a Psicologia como profissão para tentar mudar isso, e não “creio” nas pesquisas sobre consumo e consumidores, simplesmente porque são realizadas com o foco no consumo (aumentar as vendas e transformar os produtos) e não no consumidor (fazer do consumidor uma pessoa crítica??!!). Devo dizer, para terminar, que “dinâmicas” propostas por psicólogos geralmente forçam mesmo a barra: da mesma forma que afirmar que a psicologia é científica é forçar uma barra também, no meu modo de pensar -- a psicologia é muito incerta e desconhece muitas de suas variáveis... Você não concordaria?

[Sobre "Animismo"]

por Marina M. Machado
23/2/2002 às
10h27 200.191.0.125
(+) Marina M. Machado no Digestivo...
 
Farinha do mesmo saco
Cara Marina O que você chama de animismo também pode ser chamado de prosopopéia, quando no contexto do discurso. Assim não é só a publicidade, mas outros tipos de discurso também utilizam este recurso. Prosopopéia é atribuir características humanas, não necessariamente infantis, a seres inanimados. Alguns dos comerciais que você citou eu conheço. Outros, não. Mas acho um pouco temerário generalizar, atribuindo a todos um caráter idiotizante. O publicitário fala à criança, ao adolescente, enfim, às várias personas que habitam cada ser humano. Mas nem por isso essas personas são "datadas" e sua época essencialmente consumista. Os publicitários falam exatamente aquilo que as pessoas querem ouvir. E quando isso é bem feito, o consumidor sente-se bem e compra - um produto, uma idéia, uma causa social... O recurso da prosopopéia é utilizado há muito mais tempo do que o fim do ano passado. Talvez você não tenha percebido ele antes. Mais ainda: diria que você sentiu essa aversão tão grande por não ser exatamente o público-alvo desses comerciais que citou. Não conheço o desempenho dessas marcas em função da campanha publicitária, mas a maioria delas conta com bons profissinais, e acredito que deram bons resultados aos anunciantes. Me inquieta um pouco essa crítica generalizada à publicidade e aos publicitários. Assim como existe má publicidade e maus publicitários, existem maus psicólogos, maus médicos, maus dentistas... Quando os publicitários erram, pelo menos o dano é menor do que quando um dos outros profissionais acima comete um engano. Já imaginou uma psicóloga radical, que estrago não faz na cabeça de seu paciente? Só para finalizar, não acredito que o sabão Ariel vá levar as mulheres a um desejo de se masturbar. Acredito que esse é um dos poucos comerciais que realmente mostra a realidade feminina atual: apesar de toda liberação, de toda independência, a mulher vive um eterno conflito para manter o equilíbrio entre o relacionamento com o companheiro e a necessidade (e direito) que tem de ter a ajuda dele. O comercial do Ariel é muito realista: seu marido não ajuda em casa? Você quer se separar dele? É claro que não! Você quer fazer tudo sozinha? É claro que não! Ariel passa a mensagem de que é a solução para esse impasse. Como já disse antes, provavelmente você não é o público-alvo desse comercial, e por isso sentiu tanta aversão, mas talvez esteja sendo um pouco radical. Gostaria de lembrar que as regressões, as brincadeiras, as dinâmicas de grupo utilizadas pelos psicólogos, e que são essencialmente animistas, também acabam sendo ridículas e "forçam a barra". Mas a psicologia se atribui um fundamento científico, que muitas vezes é o mesmo da publicidade. Para você saber mais, se for do seu interesse, leia sobre comportamento do consumidor. Você vai ver como tudo tem a mesma origem. Só a título de curiosidade: "marqueteiro" (apesar de o termo ser meio pejorativo) é o profissional que trabalha com marketing. O profissional que trabalha com publicidade chama-se publicitário. Publicidade é uma das ferramentas do marketing, não são a mesma coisa.

[Sobre "Animismo"]

por Adriana
22/2/2002 às
23h05 200.151.211.166
(+) Adriana no Digestivo...
 
vende tudo
eh simplesmente incomentável. parabéns. com certeza nao sou o Magri, mas, acho q inventei uma palavra.

[Sobre "família vende tudo"]

por cesar maia
22/2/2002 às
20h52 200.17.34.81
(+) cesar maia no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Historia y Teoria de los Casos
AGUD
GREDOS



Rock Brigade - 233
Rock Brigade
Rock Brigade
(2005)



A Relíquia - Coleção o Globo
Eça de Queirós
Globo Klick
(1997)



An Earthworn Is Born
William White Jr
Sterling
(1975)



Livro O Rabino
Noah Gordon
Rocco
(1994)



Livro Cosa Nostra Eu Vi A Máfia De Perto
Flávio Moreira da Costa
Francisco Alves
(1973)



as tecnologias da inteligência
Pierre Lévy
34
(1993)



Livro Medicina Segredos em Terapia Intensiva
Polly E. Parsons e Jeanine P. Wiener-kronish
Artes Medicas
(1994)



Etanol - a Revoluçao Verde Amarela
Ozires Silva
Bizz Editorial
(2008)



Tex Willer o agente federal 441
As Aventuras de Tex Quando Jovem
Mythos Books





busca | avançada
63330 visitas/dia
1,7 milhão/mês