COMENTÁRIOS
Quinta-feira,
15/12/2005
Comentários
Leitores
|
|
|
|
o ideal e o sonho
Lembro do livro da Critiane Costa, Pena de Aluguel, que discute mais ou menos essas questões. Acho que o ideal e o sonho são importantes para o mundo. Se não tudo fica muito mecânico e sem sal.
[Sobre "Nós — os jornalistas de alma vendida"]
por
eduardo
15/12/2005 à
01h14
201.8.28.125
(+) eduardo no Digestivo...
|
|
espaços preocupados com a Arte
Olá... Achei muito intessante o comentário de vcs!!! E que bom que ainda existam espaços preocupados com a Arte e não finjam ser Arte!!! Karina Assunção.
[Sobre "Digestivo nº 256"]
por
Karina Assunção
14/12/2005 às
15h27
200.214.53.2
(+) Karina Assunção no Digestivo...
|
|
Defendendo a galerinha
Adorei seu artigo sobre os "calouros" do Raul Gil. Eles são 10. É uma pena que o povo e a mídia brasileira sejam tão pobres de espírito.
[Sobre "Raul Gil e sua usina de cantores"]
por
washington
14/12/2005 às
12h16
200.137.65.102
(+) washington no Digestivo...
|
|
o jovem maduro escritor
Mais uma vez o jovem maduro escritor, Luis Eduardo, nos brinda com um texto de incontestável elegância, onde aborda um tema profundo e complexo. Infelizmente, a visão crítica parece estar morrendo e a tendência é a de se seguir a opinião da maioria e não se escapar do dito politicamente correto. Não sei se por medo, por preguiça ou para não destoar, o fato é que se perdeu o hábito de pensar. Mas, para todo mal há uma saída. Se não quisermos produzir mais uma geração de ovelhas, devemos criar uma nova escola onde a hierarquia não seja sinônimo de saber absoluto e onde haja espaço para criatividade e troca entre alunos e professores. Não é fácil, desde que o poder é fascinante!
Em relação àqueles que só admitem um bom escritor depois dos 30, certamente, nunca observaram um idoso imaturo!
A experiência auxilia, sem dúvida, mas somente aos que souberam ou conseguiram absorver o que experienciaram.
[Sobre "Le Bon Sebon"]
por
regina mas
14/12/2005 à
01h28
200.179.218.17
(+) regina mas no Digestivo...
|
|
eu tenho que acreditar nisso
Concordo com o autor desse texto. Não se pode generalizar. Cada pessoa tem um tempo para desenvolver seus potenciais. Pelo menos eu tenho que acreditar nisso.
[Sobre "Le Bon Sebon"]
por
eduardo
14/12/2005 à
00h00
201.8.0.164
(+) eduardo no Digestivo...
|
|
a obra vale, o artista, não
Hoje existe uma ordem que é a extinção da pintura. Estudo arte e o que vejo é só instalação, ready made e os demais ensinamentos do mestre Duchamp, "repetição da repetição". Os que ainda insistem em pintar só se for a tela sem o chassis, pintada no chão como Pollock, ou a pintura hibrida de Buri ou Basquiat.
Querer pintar pintura de cavalete, moldura só para marginal, assinar nem pensar, só a obra vale o artista, não. Existe uma explicação óbvia: se arte for para artista, como se sustentarão os aparelhos burocratas da arte? Todo mundo tem de ser artista, e quem for artista de fato deve ficar escondido para não desestimular os artistas contemporâneos. Mas quem deu esse poder para os que controlam esses aparelhos de dizer que arte contemporânea é que é arte? A cultura não é patrimonio da humanidade? Não aguento ver nas Bienais e salões mais esse tipo de mentira. Que volte a pintura.
[Sobre "Saudades da pintura"]
por
marcos ribeiro
13/12/2005 às
19h02
200.150.229.123
(+) marcos ribeiro no Digestivo...
|
|
resposta aos ouvidos cansados
Prezado Mário. Defendo, sim, a moçada. Dentro do meu trabalho junto a essa geração que está aí, aprendi a valorizar suas expressões, o modo como interpretam e dão retorno à cultura que lhes é imposta. Mas a arte não é reponsável pela geração de lendas e mitos como imagina. Ela apenas trafega por eles e através deles, faz leituras, usa-os como metáforas. O mito nasce dos valores sociais, de um desejo coletivo de idealização e sacramentação. Os adolescentes fazem muito isso, quando idolatram um cara como o Kurt Corbain, por exemplo. Outra: arte também é pode se imiscuir no celular, no outdoor, no grafite, no clip ou na web. Não separe,Mário: junte, agregue. A arte está mais próxima de vc do que pensa. Tem que ter olhos para ver, ouvidos para ouvir, mas não dá pra ver e ouvir sem pensar. Se pensar é o que cansa, tá faltando exercício. Beijo, Paula.
[Sobre "Arte para quem?"]
por
Paula
7/12/2005 às
10h48
200.176.231.170
(+) Paula no Digestivo...
|
|
quando de ouvidos cansados
Paula, acho apenas que você defende demais a moçada, carente de lendas, de mitos, que certamente essas obras não transmitem. Mas o mundo é maravilhoso, e como dizia o Alberto Caeiro, não está aí para se pensar, mas para se olhar e estar de acordo. E ainda para ser criada, a obra de arte que justifique um celular, um outdoor, alguns portais da net. Tudo muito relativo, mas não o beijo de quem ontem se deliciava com clipes do mtv, sem o som, só as imagens... Experimente quando de ouvidos cansados. Beijo.
[Sobre "Arte para quem?"]
por
Mário G. Montaut
6/12/2005 às
22h20
200.161.17.83
(+) Mário G. Montaut no Digestivo...
|
|
Sou membro do site do Raul
Magnífica a tua matéria Félix. Parabéns pelo bom gosto e pelo forma carinhosa que vc falou dos melhores cantores do Brasil.
Sou membro do site do Raul e lá tenho um tópico sobre os calouros e já cataloguei 164 super talentos. Abraços, Salésio
[Sobre "Raul Gil e sua usina de cantores"]
por
Braz Salésio de Souz
6/12/2005 às
21h41
200.234.57.53
(+) Braz Salésio de Souz no Digestivo...
|
|
Filosofia
Marcelo, acho que voce tem razão na maior parte das coisas que escreveu. Eu levei um ano inteiro pra entender Comte, e outro pra entender Nietzsche. Mas minha capacidade para assimilar todas aquelas dicas de fraude é limitada. Eu leio filosofia porque gosto, talvez seja um desvio de personalidade, sei lá. Claro que não conheço nem um terço daquele monte de programas, shows, peças, ou filósofos que voce citou. Muito menos autores, diretores e afins. Simplesmente gosto de filosofia. Achei meio precoceituoso voce colocar todos na mesma panela.
Todos merecem respeito.
[Sobre "Como parecer culto"]
por
Jo
6/12/2005 às
03h20
201.11.176.14
(+) Jo no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|