quebrando paradigmas | Gus Erlichman

busca | avançada
40629 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> LIVROS EM MOVIMENTO TERMINAIS PINHEIROS, PIRITUBA E CAMPO LIMPO PROMOVEM AÇÃO DE FOMENTO À LEITURA
>>> Circuito Arte e Cidade apresenta: Cidade Espetáculo - Aventura nos Três Poderes
>>> Cia Dança Sem Fronteiras no dia 08 de setembro em Jaraguá do Sul
>>> FÊNIX – onde nascem os sonhos com Clarin Cia. de Dança
>>> Leões, Vodka e um sapato 23
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
Colunistas
Últimos Posts
>>> Impromptus de Schubert por Alfred Brendel
>>> Karajan regendo a Pastoral de Beethoven
>>> Eric Schmidt, fora do Google, sobre A.I.
>>> A jovem Martha Argerich tocando o № 1 de Chopin
>>> Marilena Chauí lança sua Patrística (2024)
>>> Pondé sobre Olavo de Carvalho (2024)
>>> Milton Nascimento & esperanza spalding
>>> Gimme Shelter by U2, Mick Jagger & Fergie
>>> Cabo Wabo by Nerd Halen
>>> André Barcinski no Podcast do Thunder
Últimos Posts
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Etapas da criação de uma pintura digital * VÍDEO *
>>> Cultura, gelo e limão
>>> Régis Bonvicino: voyeur-flânerie e estado crítico
>>> Propostas para o nosso milênio (I)
>>> Um Twitter só para escritores
>>> Viva a revolução
>>> Economia da Cultura
>>> Juan José Morosoli - a solidão, a pureza, a viagem
>>> Estevão Azevedo e os homens em seus limites
>>> Nós que aqui estamos pela ópera esperamos
Mais Recentes
>>> O Resgate de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2014)
>>> Mark Twain A Life de Ron Powers pela Free Press (2005)
>>> Mythe Et Culpabilite Crime Et Chatiment De L Humanite de Theodor Reik pela Presses Universitaires De Fran (1979)
>>> Maritain E O Direito de Lafayette Pozzoli pela Loyola (2001)
>>> Destinos de Sonhos 101 Viagens Inesqueciveis de Varios Autores pela Abril (2011)
>>> Minha Irma E Eu de Nietzche pela Centauro (2006)
>>> Spoiler Edicao 54 Apocalipse de Varios Autores pela Spoiler (2019)
>>> Spoiler Edicao 37 Anti Heroi de Varios Autores pela Spoiler (2020)
>>> Revelando Trump de Marc Fisher; Michael Kranish pela Alaude (2017)
>>> Spoiler Edicao 61 Lendario de Varios Autores pela Spoiler (2020)
>>> Rei de Carne e Osso de Mosche Schamir pela Perspectiva (1971)
>>> Spoiler Edicao 79 the Flash de Varios Autores pela Spoiler (2021)
>>> Residencia na Terra vol 1 de Pablo Neruda pela L e Pm (1980)
>>> Quase Memoria de Carlos Heitor Cony pela Record e Altaya (2001)
>>> Cura Energetica Para Mulheres de Keith Sherwood; Sabine Wittmann pela Pensamento (2019)
>>> Sobre A Vida Feliz de Santo Agostinho pela vozes de bolso (2014)
>>> Quase de M Lourdes Rizzo Silva pela Garatuja (1992)
>>> 1789 de Pedro Doria pela Nova Fronteira (2014)
>>> 1822 de Laurentino Gomes pela Globo (2015)
>>> Reflexoes Sobre a Historia Moderna de Hans Kohn pela Fundo de Cultura (1965)
>>> Reforma Agraria A questao Agraria Extrapola Fronteiras de Abra pela Associacao Brasileira de Refor (1993)
>>> Sinfonia De Objetos de Paulo De Freitas Costa pela Iluminuras (2007)
>>> Sistema de Classificacao de cuidados clinicos CCC de Virginia K Saba pela Algol (2008)
>>> Saber Escolar Curriculo E Didatica de Nereide Saviani pela Autores Associados (1998)
>>> Shema Israel Ouve O Israel de Michael Bruckner pela Catedra E Mec (1972)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 1/12/2005
Comentários
Leitores

quebrando paradigmas
Caro Felix, parabéns pelo excelente artigo sobre as estrelas desconhecidas do programa Raul Gil. É preciso que muita gente rompa preconceitos e quebre paradigmas para que tais estrelas possam brilhar e passem a ser conhecidas e reconhecidas no país. Abraços! Gus

[Sobre "Raul Gil e sua usina de cantores"]

por Gus Erlichman
1/12/2005 às
17h25 200.185.9.236
(+) Gus Erlichman no Digestivo...
 
É falta de jabá, sim
Você falou tudo: porque os garotos-prodígio não têm quem lhes pague jabá. Não vão a lugar nenhum sem jabá.

[Sobre "Raul Gil e sua usina de cantores"]

por Danicast
1/12/2005 às
09h32 200.170.114.156
(+) Danicast no Digestivo...
 
Escritores pós-pop
Pois é, a internet inventou o "escritor de cinco minutos" que abre um blog hoje, posta meia dúzia de pensamentos e já começa a planejar em como publicar seu próximo livro, acreditando ser o novo Tchecov digital.

[Sobre "A república dos bugres"]

por Danicast
1/12/2005 às
09h30 200.170.114.156
(+) Danicast no Digestivo...
 
por trás de cada blog...
Gostei muito do seu artigo. Talvez pq seja eu mesma uma blogueira. Afinal, quem tem algo a dizer, gosta de escrever, quer ser lido, só pode mesmo ter um blog. Mas fazer um simples diário de coisas corriqueiras deixa o blog muito aquém do que se espera que seja. E fotinhas dos bebês da família são um porre. O bom é se perceber que existe vida inteligente por trás de cada blog...

[Sobre "Blogues: uma (não tão) breve história (I)"]

por Dalila Flag
1/12/2005 às
05h38 200.222.193.243
(+) Dalila Flag no Digestivo...
 
Quanta mediocridade!
Deixo aqui minha indignação frente a tanta bobabem escrita sobre Paulo Coelho, subescritor que não merece uma linha que seja, de nossa consideração. Tão ruim quanto ele talvez Marcelo Mirisola. Que tempos, quanta mediocridade!

[Sobre "Paulo Coelho para o Nobel"]

por isa fonseca
30/11/2005 às
21h50 200.234.72.213
(+) isa fonseca no Digestivo...
 
resposta ao Jardel
Olá, Jardel. Eu não quis dizer que o olhar das crianças é mais acurado que o dos adultos. Apenas utilizei o olhar juvenil como metáfora de uma atitude fresca e descondicionada de valores estéticos mais conservadores. Também não signifiquei que só o que é contemporãneo presta e o que é antigo deve ser enterrado. Há tanta coisa boa e ruim em arte contemporãnea quanto nas produções passadas. Contudo, só há um jeito de aprendermos a discernir (e veja que mesmo entre a crítica especializada não há consenso): é experenciando e nos informando à respeito. Minha proposta com este texto é fazer uma provocação e um apelo: é preciso que os adultos aprendam com as crianças esta atitude desprendida, relaxada e, porque não dizer – irreverente – em relação a arte dos nossos tempos. Deixando para assumir uma postura crítica e reflexiva para quando realmente souber do que está falando. Abç, Paula

[Sobre "Arte para quem?"]

por Paula Mastroberti
30/11/2005 às
19h16 200.176.231.170
(+) Paula Mastroberti no Digestivo...
 
resposta ao mediador
Ok, Rodolfo. De fato, quando a gente escreve um artigo – ainda mais para a web! – a gente tende a simplificar certas asserções a fim de dar mais destaque ao tema sobre o qual se está refletindo. No caso, eu apenas introduzi a imagem do visitante jovem como ponto de partida para uma reflexão que se pretende maior, e que tema ver com o seu comentário: a receptividade às novas linguagens artísticas. É preciso, muitas vezes, vir despreparado, ou descondicionado, no mínimo desapegar-se dos vícios que uma educação demasiado tradicional nos incute. Tenho noção da caricatura do meu texto, mas fiz isso em nome de uma visão desconstrutiva. Parti de uma radicalização para depois estruturar uma nova idéia ou perspectiva, associando a juventude, ou inexperiência, a uma maior aceitação da sensação de estranhamento que nos acomete quando em frente a arte contemporânea. Abraço, Paula.

[Sobre "Arte para quem?"]

por Paula Mastroberti
30/11/2005 às
19h03 200.176.231.170
(+) Paula Mastroberti no Digestivo...
 
mediador da bienal do mercosul
Paula, trabalho como mediador da bienal do mercosul e as coisas não são tão fáceis quanto parece. Quando tu colocas que o mediador deve se limitar a dar algum contexto histórico e social e nada mais, por experiência própria, esta abordagem funciona com menos de 1% dos visitantes. Uma grande parte deles não sabem nem que uma obra tem uma placa que identifica o título e o autor, por isso, além de termos que lidar com o enorme estranhamento das pessoas, temos que indicar como iniciar a quebra do gelo entre eles e a obra. É claro que a nossa tarefa não é mastigar esta linguagem para os outros, mas devemos chamar a atenção das relações existentes entre as obras, seus títulos e os elementos que elas contém. Pelo que pude notar nas mediações, as reações independem da faixa etária, o que importa é que os visitantes estejam receptivos, tanto para procurar “fruir” a arte ou até mesmo para demonstrarem e procurarem discutir o “desprezo” que sentem.

[Sobre "Arte para quem?"]

por Rodolfo
30/11/2005 às
14h19 200.176.230.52
(+) Rodolfo no Digestivo...
 
a vida é feita dia a dia
Não existe mais receita de sucesso. O título, porém, permanece. É mais "bem visto" se você disser que é médico, engenheiro, arquiteto, advogado, artista (artista sempre está em alta no Brasil) do que se disser que é vendedor, professor, diagramador, atendente de loja, caixa ou assistente administrativo. E aí não importa se é bem ou mal sucedido financeiramente. O dinheiro é um episódio à parte: se você tem, pode ser dono de mecânica de automóvel, o dinheiro irá lhe conceder o status que a função não concede. As pessoas esquecem que a vida é feita dia a dia e que não adianta ter dinheiro ou posses ou mesmo família e amigos se você está infeliz 99% do tempo. Viver deveria ser sempre encarado como uma oportunidade única e que precisa ser aproveitada. Mas não é. Só se tem essa consciência quando se atinge a velhice. É pena.

[Sobre "A ousadia de mudar de profissão"]

por DaniCast
30/11/2005 às
12h02 200.170.114.156
(+) DaniCast no Digestivo...
 
Pq o casamento não acabou...
O casamento não acabou porque é uma opção voluntária. Não é lei. E tem muita gente boa feliz no casamento... Perguntem a um tal de Sir. Paul McCartney.

[Sobre "E você, quer casar?"]

por Ram
30/11/2005 às
04h16 69.181.208.255
(+) Ram no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Se Parmênides
Barbara Cassin
Autêntica
(2015)
+ frete grátis



Amazônia, a Valsa da Galáxia
Mariléa M. Leal Caruso;raimundo C. Caruso
Ufsc
(2000)



Transversalidade e inclusão: desafios para o educador
Senac
Senac
(2003)



Construindo o Saber
Maria Cecília M. de Carvalho
Papirus
(2009)



Livro Literatura Brasileira Caminhos Cruzados
Erico Verissimo
Globo
(1970)



Lobos al Anochecer
Gloria Guardia
Alfaguara



Livro de Bolso Infanto Juvenis A Queda de Fergal Trilogia Aventuras Improváveis Volume 1
Philip Ardagh
Record
(2005)



Formação de Professor: a Contribuição dos Estágios Supervisionados
Dirce Camargo Riani
Lúmen
(1996)



Practica de La Talla de La Madera
John Upton
Ceac
(1983)



Livro Pedagogia Cidadania E Educação
Jaime Pinsky
Contexto
(2002)





busca | avançada
40629 visitas/dia
1,9 milhão/mês