vão-se os buracos | dani sandler

busca | avançada
66131 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Francineth Germano Homenageia a Música Popular Brasileira
>>> A história não contada das músicas infantis
>>> Estupendo Circo di SóLadies
>>> Luna Vitrolira, Mila Wander e Ana Cristina Araruna Melo, participam do Elas Publicam
>>> São Paulo vai receber o Dia Mundial da Criatividade 2025
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Blue Jasmine, de Woody Allen, com Cate Blanchett
>>> Alive And Kicking 2003
>>> Paradoxos da modernidade
>>> Build a Fort, Set That on Fire
>>> Saudosismo
>>> Lembrando a Tribo
>>> Bate-papo com Ruy Castro
>>> Um nu “escandaloso” de Eduardo Sívori
>>> Um Paulo Francis ainda desconhecido
>>> A vida mais ou menos
Mais Recentes
>>> Receitas do Dia a Dia Pratos Rapidos de Ana Maria Braga pela Nova Cultural (2004)
>>> Pensamentos Filosoficos de Ramalho Campelo pela Minerva (2000)
>>> A Dieta Gracie de Rorion Gracie pela Benvirá (2013)
>>> Frida Kahlo - The Brush of Anguish de Martha Zamora pela Chronicle Books (1990)
>>> Novo Manual Nova Cultural: Redação de Emília Amaral; Severino Antônio; Mauro Ferreira do Patrocínio pela Nova Cultural (1996)
>>> 14 Revistas Roy Rogers 4ª série - nºs 2,3,4,7,10,11,12,13,14,19,20,24,26,32 todos encadernado em um só volume de Vários Autores pela Ebal (1973)
>>> Da Cor a Cor Inexistente de Israel Pedrosa pela Universidade de Brasília (1982)
>>> Folk Treasures of Mexico - The Nelson A. Rockefeller Collection de Marion Oettinger Jr. pela Abrams (1990)
>>> A Terra dos Filhos de Gipi pela Veneta (2018)
>>> Vento Distante de Roseana Murray pela Escrita Fina (2010)
>>> O Mapa De Sal E Estrelas de Zeyn Joukhdar pela Tag Dublinese (2022)
>>> Eu No Sei Quem Você de Penny Hancock pela Tag (2021)
>>> Os Dragões do Éden de Carl Sagan pela Círculo do Livro (1985)
>>> O Lendario Meneghetti: Imprensa, Memoria E Poder de Celia De Bernardi pela AnnaBlume (2000)
>>> Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa - Formato Grande de Antônio Houaiss pela Objetiva (2001)
>>> Dicionário Escolar Da Língua Portuguesa de Paulo Geiger pela Lexikon (2012)
>>> Neuroses De Transferencia: Uma Sintese de Sigmund Freud pela Imago (1987)
>>> O Novo Testamento de Haroldo Dutra Dias pela Feb (2013)
>>> A Vida Oculta Na Maconaria de C. W. Leadbeater pela Pensamento (2013)
>>> Os Grandes Iniciados - Esboço da História Secreta das Religiões - Vol. 17 de Edouard Schure pela Ibrasa (1985)
>>> Simbolismo Do Terceiro Grau - Mestre de Rizzardo Da Camino pela Madras (2011)
>>> 82 Resumos Geológicos de Laurent Emmanuel; Marc de Rafélis; Ariane Pasco pela Oficina De Textos (2014)
>>> Veinte poemas de amor y una cancion desesperada de Neruda pela Clasicos coleccion aurea
>>> A Guide To Matlab: For Beginners And Experienced Users de Brian R. Hunt, Ronald L. Lipsman, Jonathan M. Rosenberg, Kevin R. Coombes, John E. Osborn, Garrett J. Stuck pela Cambridge University Press (2006)
>>> A Biblioteca Perdida do Alquimista de Marcello Simoni pela Jangada (2013)
COMENTÁRIOS

Sábado, 26/1/2002
Comentários
Leitores

vão-se os buracos
...ficam os livros também, claro. Faz um tempão, li em algum lugar (não lembro autor, referência, nada) uma passagem sobre o "valor", ou a razão, da arte. O autor deixava a pergunta "para que serve arte" sem resposta, e começava a falar das coisas vitais da sobrevivência. Para que a gente trabalha? Para ganhar dinheiro. Para que a gente ganha dinheiro? Para comer. Para que a gente come, faz higiene, vai ao médico, constrói casa etc. etc.? Para sobreviver. E para que a gente sobrevive??? Para que o trabalho todo de manter a carcaça viva? Só por instinto? E o que nos faz humanos, então? A resposta do autor, claro, era esta: a arte. Vivemos para poder produzir e participar da cultura. Também ouço muita teoria do buraco de rua, na forma daquele sorriso amarelo quando tento explicar meu doutorado em "Estudos Culturais e Visuais". Que bom que nem todo mundo caiu na armadilha do buraco de rua - senão, a gente ia mesmo pro buraco!!!

[Sobre "Teoria do Buraco de Rua"]

por dani sandler
26/1/2002 às
21h40 64.12.107.44
(+) dani sandler no Digestivo...
 
uma coisa é uma coisa
Antônio, é sempre arriscado comparar duas coisas que tenham finalidades tão diferentes. Certamente as pessoas a que você se refere são mais úteis para a sociedade do que um sujeito que só se dedica ao estudo de Bach e Mozart. Mas não se pode medir tudo com base apenas na sua utilidade. Um abraço cordial, Fabio.

[Sobre "ô ô"]

por Fabio
26/1/2002 às
11h37 200.183.94.214
(+) Fabio no Digestivo...
 
obrigado
Obrigado pelos comentários, Cris. Por um momento você me deixou com vontade de ter 70 anos... :) Um forte abraço, Fabio.

[Sobre "todas as festas felizes demais"]

por Fabio Danesi Rossi
26/1/2002 às
11h33 200.183.94.214
(+) Fabio Danesi Rossi no Digestivo...
 
Afinal de contas...
Fábio Há pessoas que não saberiam opinar sobre Mozart e que nunca ouviram falar de Proust, mas dedicam uma parte do seu tempo livre ensinando gratuitamente o pouco da educação que eles têm para quem tem menos ainda. Pessoas que fazem isso (e eu até poderia citar quase duas dezenas de nomes que eu conheço) são mais úteis aqui do que aquelas que entendam de Mozart e de Proust, mas não produzem algo útil para o país. Afinal de contas, "don´t ask what your country can do for you, but what you can do for your country" (John Kennedy). Antônio Lacerda São Paulo - SP

[Sobre "ô ô"]

por Antônio Lacerda
25/1/2002 às
21h51 200.211.118.48
(+) Antônio Lacerda no Digestivo...
 
joão mellão
Rafael e leitores: leiam a coluna que o João Mellão publicou hoje (25/01) no Estado de São Paulo. Ele conta que aqui em São Paulo se chegou ao cúmulo de criar comissões de detentos para co-gerir os presídios! É mole? No Brasil a justiça tarda, mas não chega, como já disse alguém.

[Sobre "Absurdos jurídicos"]

por Fabio
25/1/2002 às
21h49 200.183.94.214
(+) Fabio no Digestivo...
 
Tanta benevolência!
Rafael Não sou advogado e meu conhecimento de Direito é muito pouco. Mas, deste pouco que eu sei, fico com a impressão que quem escreveu o código penal brasileiro escreveu pensando em si e não nos criminosos, ou seja, pensando em quais direitos eles gostariam de ter se fossem presos. Ou melhor, talvez tenham pedido contribuições a alguma Associação de Mães de Presidiários. É como eu consigo explicar tanta benevolência com os criminosos. Saudações. Antônio Lacerda São Paulo - SP

[Sobre "Absurdos jurídicos"]

por Antônio Lacerda
25/1/2002 às
21h27 200.211.118.48
(+) Antônio Lacerda no Digestivo...
 
Pergunte a eles
Pergunta, pois aos animais e eles te ensinarão; às aves do céu e elas te instruirão; Fala aos répteis da terra, e eles te responderão; e aos peixes do mar, e eles te darão lições. Entre todos esses seres quem não sabe que a mão de Deus fez tudo isso, Ele que tem em mãos a alma de tudo o que vive, e o sopro de vida de todos os humanos? Jó, 12, 7-10.

[Sobre "Variações"]

por José Roberto Barreto
25/1/2002 às
19h45 200.173.176.185
(+) José Roberto Barreto no Digestivo...
 
Coerência
Quem conhece o Lisandro pessoalmente, sabe que ele realmente segue a risca suas sugestoes... :) Ta maneirissimo, Lisandro! :) Um abraco, Edgar

[Sobre "Como não ser publicado"]

por Edgar
25/1/2002 às
16h12 209.136.240.38
(+) Edgar no Digestivo...
 
Sugestões de respostas
Queria colaborar com respostas para as questões existenciais (com o perdão da expressão) de que o colunista se queixa. Talvez ele possa responder assim aos interlocutores, como eu responderia: 1) Deus existe? Não, nem Ele nem você. 2) Qual o sentido da vida? Anti-horário, mas se você plantar bananeira parece que é horário. 3) Qual o nosso lugar no Universo? Eu tenho um apartamento na Romualdo de Barros, Carvoeira, Florianópolis; você pode sentar ali naquele cantinho e ficar de bico fechado até o tio mandar sair. Pronto. Vejo-o na sexta-feira que vem, na próxima coluna.

[Sobre "Variações"]

por Guilherme Quandt
25/1/2002 às
12h42 200.180.8.78
(+) Guilherme Quandt no Digestivo...
 
O Caso do Cocô de Lesma
Salles, meu caro. Acabei de ler seu texto e daí pensei: "Pô, escrevi sobre isso essa semana". Quero dizer, na verae foi apenas uma notinha que dei, que talvez case com o final do seu texto. Leia aí (a nota se intitulava Ö Caso do Cocô de Lesma"): "O leitor pode estar pensando que o título acima é uma brincadeira e mau-gosto. Não é. Trata-se do material de que é feita uma “obra de arte”, da artista plástica mineira Rivane Neunschwander, e que faz parte do acervo do maior colecionador de arte do Brasil, Gilberto Chateaubriand. A questão, neste caso, não é só a qualidade da “obra de arte”. Afinal, qualquer pessoa com um mínimo de bom-senso sabe que não se trata em absoluto de algo que mereça esta qualificação. O questão é a manutenção destas besteiras, em museus e galerias, que teria ultrapassado, e muito, o valor de tais coisas. Em alguns casos, por exigirem temperatura, luminosidade e umidade controladas por computador, em salas especiais, o custo de se manter estes “cocôs de lesma” já teriam consumido dez vezes o custo da “obra”. O “caso do cocô de lesma” está longe de ser resolvido tanto por colecionadores quanto por museólogos (muito menos pelos acadêmicos, mas isso acho que é desnecessário dizer) porque passa pela arte conceitual, que há pelo menos duas décadas entulha Bienais e galerias especializadas com um tipo de arte (o termo não é exato) que não está nem aí para a efemeridade dos materiais. É uma arte que não diz nada de imediato para o espectador. Na verdade, quem aprecia este tipo de coisa tem que andar com umas enciclopédias embaixo do braço, para compreender a “genialidade” alheia (peço deculpas ao leitor pelo excesso de aspas nesta nota, mas como falar desta “arte” sem usá-las?). A “arte conceitual” é a responsável por obras como a de Neunschwander, descrita como “abstrações quase líricas”, feita com muito cocô de lesma sobre uma mesa de madeira." Abraço,

[Sobre "Variações"]

por Paulo
25/1/2002 às
12h46 200.195.206.4
(+) Paulo no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Dominadores
Guilherme Gomes
Futurama
(2019)



Todo Verdor Perecerá
Eduardo Mallea
Globo
(1973)



Ciências - 4ª Ano - Crescer
Katia Mantovani
Do Brasil
(2018)



Minas Gerais - Cores e Sentimentos
Miguel Aun
Escrituras
(2003)



Reunião de Pais e Mestres
Selma Inês Campbell
Wak
(2012)



Gandriola Terra Espelhar
Nery
Literíssima



Atíria Na Amazônia
Lucia Machado de Almeida
Salamandra
(1992)



Os Trabalhadores-est Sobre a Hist do Operariado
Eric J. Hobsbawm
Paz e Terra
(2000)



Negociaçoes Brilhantes
Nic Peeling
Gente Liv e Edit Ltd
(2009)



Os Meninos da Rua Paulo
Ferenc Molnar
Cosac & Naify
(2005)





busca | avançada
66131 visitas/dia
2,5 milhões/mês