Arre! Que texto libertador! | Daniel Ferrante

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> George Sand faz 200 anos
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
Mais Recentes
>>> Escrava Isaura de Bernardo Guimarães pela Ciranda Cultural
>>> A doutrina cósmica de Dion Fortune pela Pensamento (1990)
>>> Brahmavidyã de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Netuno de Patricia Morimando pela Pensamento (1992)
>>> Barron's Regents Exams And Answers - Algebra 2/trigonometry de Meg Clemens, Glenn Clemens pela Barron's Educational Series (2011)
>>> E. A. Wallis Budge de A religião Egípcia pela Cultrix/Pensamento (1983)
>>> Longman Dicionário Escolar - Inglês-português, Português-inglês: Para Estudantes Brasileiros (Sem Cd) de Pearson Longman pela Pearson (2009)
>>> Os Deuses Egípcios de Alan W. Shorter M.A. pela Cultrix/Pensamento (1984)
>>> América Mítica - Histórias Fantásticas De Povos Nativos E Pré-colombianos de Rosana Rios pela Besourobox (2013)
>>> O Incesto Real de Julio De Almeida pela Pallas (2021)
>>> Os Bilhetes Secretos de Tania Alexandre Martinelli pela Companhia Nacional (2009)
>>> Bíblia Sagrada Ave-maria Marrom Com Zíper - Bolso de Vários Autores pela Ave Maria (2009)
>>> As Idéias e as Formas de José Guilherme Merquior pela Nova Fronteira (1981)
>>> A Palavra e o Tempo 1937 - 1945 - 1950 de José Américo de Almeida pela José Olympio (1986)
>>> Estruturalismo e Teoria da Literatura de Luiz Costa Gama pela Vozes (1973)
>>> Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmá e meu irmão de Michel Foucault ( Coord. ) pela Graal (1977)
>>> Protesto e o novo romance brasileiro de Malcolm Silverman pela Civilização Brasileira (2000)
>>> Cambridge Primary English Stage 3 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Gill Budgell, Kate Ruttle pela Cambridge University Press (2019)
>>> Cambridge Primary English Stage 5 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Sally Burt, Debbie Ridgard pela Cambridge University Press (2019)
>>> A Terra Dos Meninos Pelados de Graciliano ramos pela Galera (2022)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Moderna (1986)
>>> Cambridge Primary English Stage 4 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Sally Burt, Debbie Ridgard pela Cambridge University Press (2019)
>>> O Que É Que Te Diverte? de Eliardo Franca pela Caramelo Didático (2018)
>>> Vigiar e Punir - história da violência nas pisões de Michel Foucault pela Vozes (1977)
>>> Maquinas Do Tempo de Romont willy pela Callis (2013)
COMENTÁRIOS

Segunda-feira, 22/11/2004
Comentários
Leitores

Arre! Que texto libertador!
Pois é... há anos que eu falo a mesmíssima coisa que o Bortolotto disse acima! Em compensação, o que é extremamente triste, há anos que o cara continua no ar... alguém deve, realmente, acreditar (de modo religioso) que o cara "sabe" alguma coisa. O que eu acho mais baixo ainda, (se é que é possível!), é que o Jô fez pura e simplesmente uma cópia dos "programas noturnos" norte-americanos, como o programa do David Letterman, ou o do Jay Leno. O Jô "tenta" ser algo entre a eloqüência e conhecimento do Letterman e a "pop culture" do Jay Leno. É realmente triste... <:-( até porque não presta nem pra ser cópia! Isso sem levar em conta o que todos já falaram: O trompete que, apesar de ser Monette, o Jô consegue estragar, os quadros (artista plástico?) aonde ele acaba difamando um artista real e a literatura dele que, pra ser pobre, só se melhorar e muito! (Até o Paulo Coelho - senhor dos ventos! - acho que se sente vingado quando lê um livro do Jô! Bem ou mal, certo ou errado; julgamentos à parte, pelo menos o Paulo Coelho já foi traduzido e "exportado" para diversas línguas e países, da França ao Irã!) O pseudo-intelectualismo dele é duma soberba ímpar. Pena que, devido ao "sucesso" e ao fato do programa ainda estar no ar, isso deva significar que tem quem "gosta", quem não percebe esses "detalhes", até quem o acha engraçado! Tristes dias esses da nossa sociedade... <:-(

[Sobre "Anti-Jô Soares"]

por Daniel Ferrante
22/11/2004 às
21h09 128.148.26.122
(+) Daniel Ferrante no Digestivo...
 
Concordo
Li o seu texto sobre "Nossa História", por ter estado a comprar essa revista nas bancas de jornais. Concordo com o que disseram sobre ela. Gratíssimo, o acima assinado, Dinaldo Borba de Oliveira

[Sobre "Digestivo nº 202"]

por Dinaldo
24/11/2004 às
13h06 200.147.50.74
(+) Dinaldo no Digestivo...
 
Lindo texto
Andréa: leio regularmente a sua coluna, e creio que esse tenha sido uns dos textos que mais gostei, só perdendo para aquele do R.R. Soares, que acho imbatível. Gosto de escritores que escrevem pensando no leitor. Como se fosse uma conversa na varanda, num sábado de outubro qualquer. Você não se lembra disso sempre, mas é ótimo quando. E, como dizia o Leminski, "escreve bem quem pensa bem". Lindo texto, parabéns.

[Sobre "A ponte para as formigas"]

por David Nadalini
22/11/2004 às
09h41 200.138.38.186
(+) David Nadalini no Digestivo...
 
já deu o que tinha que dar
Soberba! Um dos sete pecados capitais, que pode ser aplicado ao Jô Soares, além de mal educado é preconceituoso. Já assisti o cara dizendo que o homem que tem tesão por mulher grávida é tarado. Pelo jeito ele não transava com sua mulher quando ela esteve grávida. Ele já deu o que tinha que dar, só não sei por que esse programa ainda existe se é um festival de maus tratos, e desinformação.

[Sobre "Anti-Jô Soares"]

por Bianca
22/11/2004 às
09h54 201.2.132.15
(+) Bianca no Digestivo...
 
uma escrita vital, umbilical
Oi, Ana Elisa, mandou bem nesse texto; é um tema que sempre me intriga: o sexo da escrita. Eu me lembro de um pensamento de Balzac, de uma crueldade desconcertante: "A mulher que escreve aumenta o número de livros e diminui o de mulheres"; e Baudelaire completou: "gostar de mulher inteligente é prazer de pederasta." Na verdade, tudo que a mulher gera alimenta-se dela mesma e quando sai à luz, vêm envolto em sangue: é uma escrita vital, umbilical. beijins procê

[Sobre "Escrever ou ser mulher"]

por Sandra Regina
21/11/2004 às
23h24 201.13.197.89
(+) Sandra Regina no Digestivo...
 
Basta de Jô!
Compartilho com vocês o seguinte fato: o Jô, além de ser chato, é extremamante mal-educado. Uma vez, ele "entrevistou" um rapaz que recitava os "Direitos do Homem" vestido de índio. O Jô humilhou tanto o rapaz que o fez chorar! É mole? Um absurdo...

[Sobre "Anti-Jô Soares"]

por Flávia
21/11/2004 às
16h34 150.162.27.54
(+) Flávia no Digestivo...
 
Mirisola
Julio, posso até entender a licença poética, mas poderia um "anônimo completo" ser reconhecido por você e ainda estar entre os finalistas de tal prêmio? Parabéns pelo Digestivo, aquele abraço, Augusto Sales, Revista Paralelos

[Sobre "Digestivo nº 202"]

por Augusto Sales
21/11/2004 à
00h34 200.97.70.170
(+) Augusto Sales no Digestivo...
 
Ampliando a discussão
Cara Marilia, em primeiro lugar, obrigada por enriquecer o debate. Em segundo lugar, se você observar bem, não falo, em nenhum momento, que a arte serve APENAS para fruição e prazer. Não penso isso. Penso que, além de um conceito que nos faça repensar e abrir novas perspectivas, como você menciona, ela também deve ter algum parâmetro estético, algo que a diferencie de um objeto qualquer. Senão, posso largar uma bola de futebol no meio da Bienal, desenvolver um conceito e chamar aquilo de arte. O meu texto cita ainda uma outra definição (ignorada por você e por outras pessoas que também discordaram da primeira definição exposta), e que poderia, então, incluir as manifestações da Bienal. Na verdade, cito as duas definições para lançar uma discussão. O texto, portanto, deve ser percebido no seu todo. Ao fazer sua crítica, você faz um recorte do meu texto. Nesse caso, ele já não é o que eu escrevi, e sim o que você preferiu entender.

[Sobre "Bienal: obras ou arte?"]

por Adriana
19/11/2004 às
14h39 200.196.7.17
(+) Adriana no Digestivo...
 
não concordo com a definição
Adriana, não concordo muito com a definição de Arte que você propôs. Não acho que ela sirva apenas como fruição e prazer. Na minha opinião, a Arte nos abre perspectivas e nos leva a repensar conceitos, pois ela nos faz ver o que de alguma maneira permanecia oculto ao nosso olhar.

[Sobre "Bienal: obras ou arte?"]

por marilia
19/11/2004 às
10h31 200.206.158.146
(+) marilia no Digestivo...
 
Difícil acertar...
Você acha mesmo que, depois da barragem rompida - e não a estou defendendo! -, as coisas voltam ao normal? E já foram normais? E o que é isto? O que constato é que passamos da repressão para uma espécie de coerção que nos diz: QUEIRA TUDO. FAÇA TUDO. E, se a gente não faz ou não quer, está se reprimindo ou sendo anormal... Enfim, passamos de uma obrigação ("não queira") a outra obrigação ("sempre queira tudo"). Difícil acertar...

[Sobre "A difícil arte de viver em sociedade"]

por Carla
19/11/2004 às
05h33 200.164.143.231
(+) Carla no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Gramática na Escola - repensando a língua portuguesa Renovação do ensino da gramática Formalismo x funcionalismo Análise de gramática escolar
Maria Helena de Moura Neves
Contexto
(2019)



50 Anos de Causos
Gerdo Bezerra de Farias
Do Autor
(2004)



Presidentes de Bolivia: Entre urnas y Fusiles
Carlos D. Miesa Gisbert
Gisbert



Os Trabalhos de Hércules - Arrastando na Torre
Agatha Christie
Livros do Brasil



Leite Criôlo 1929
Amilcar Vianna Martins Filho
Icam
(2012)



Segurança pública
Joelina Menezes
Ufs
(2009)



O Dia do Chacal
Frederick Forsyth
Abril Cultural
(1980)



Império Dos Mortos: Primeiro Ato
George A. Romero
Panini
(2015)



Por Que Tenho Medo Dos Juizes 632
Eros Roberto Grau
Malheiros
(2016)



O Que É Que Eu Posso Fazer?
Tânia Alexandre Martinelli
Atual
(2002)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês