a banalização da juventude | Janaína

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
>>> Mamãe cata-piolho
>>> A arte da ficção de David Lodge
Mais Recentes
>>> Acupuntura Clássica Chinesa de Tom Sintan Wen pela Grupo Pensamento (1985)
>>> Tintin 10º ano 1º Volume Números 1 ao 26 de Vários autores pela Bertrand
>>> Intimidade com Deus de Thomas Keating pela Paulus (1999)
>>> Manual Pratico do Advogado Criminalista de Luiz Cláudio Silva pela Forense (2005)
>>> Amar ou Depender? de Walter Riso pela L&pm (2010)
>>> Amoreco de Edson Gabriel Garcia pela Cortez (2009)
>>> Crash! Uma Breve Historia Da Economia de Alexandre Versignassi pela Leya (2011)
>>> Batman Mangá - Edição Especial Encadernada de Kia Asamiya pela Mythos (2003)
>>> Jesus, Esse Grande Desconhecido de Juan Arias pela Objetiva (2001)
>>> Historia do Brasil de Francisco de Assis pela Moderna
>>> A Escada De Jacó de Carlos A. Baccelli pela Leepp (2004)
>>> Pergunte ao Pó de John Fante pela José Olympio (2015)
>>> A Politica Social Brasileira No Seculo Xxi: A Prevalencia Dos Programas De Transferencia De Renda de Geraldo Di Giovanni pela Cortez (2014)
>>> As Casas Astrológicas de Dane Rudhyar pela Pensamento (1993)
>>> Fidel My Early Years de Fidel Castro pela Ocean Press (2004)
>>> As Mentiras Que Os Homens Contam de Luis Fernando Verissimo pela Objetiva (2001)
>>> Topicos De Fisica, V.1 de Gualter Jose Biscuola, Ricardo Helou Doca, Newton Vilas Boas pela Saraiva
>>> O Grande Conflito Ellen G White Uma Saga Milenar Novo de Ellen G. White pela Do autor
>>> A Instrusa de Vera Lúcia Marinzeck De Carvalho pela Lúmen (2014)
>>> O Negócio Do Filme: A Distribuição Cinematográfica No Brasil 1907-1915 de Rafael de Luna Freire pela Museu de Arte Moderna (2022)
>>> Constituição do estado de são paulo de Lair silva pela Juarez de oliveira
>>> O Que é Jornalismo Sindical de Vito Giannotti pela Editora Brasiliense (2004)
>>> Violetas E Pavões de Dalton Trevisan pela Record (2009)
>>> Work On Your Phrasal Verbs: Master The 400 Most Common Phrasal Verbs de Jamie Flockhart, Cheryl Pelteret pela Harpercollins Uk (2012)
>>> Correspondencias: Clarice Lispector de Clarice Lispector pela Rocco (2002)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 23/9/2004
Comentários
Leitores

a banalização da juventude
Parabéns ao autor do texto. Realmente vc conseguiu expressar num texto claro, tudo o que considero de extremo mau gosto e que a tv toma como ideal. A juventude mudou e esta mudança (pra pior é claro) reflete em vários aspectos da nossa sociedade. Ser virgem aos 14 anos é coisa de menina idiota, o negócio agora é dar (pois todas as meninas do grupo já deram). No meu tempo, 14 anos, ainda éramos crianças e brincadeiras de roda eram nossas baladas. Posso estar sendo muito moralista, mas a banalização da juventude, o consumismo e a ignorância imposta aos nossos jovens é muito triste! Acho que fugi um pouco do tema, mas precisava desabafar. Parabéns, repito, ao autor Mário Bortolotto.

[Sobre "Outsider: quem não se enquadra"]

por Janaína
23/9/2004 às
10h39 200.98.48.235
(+) Janaína no Digestivo...
 
Temos que tirar o chapéu
O PT veio para ficar. Mais funcionarios publicos = mais grana = mais votos.

[Sobre "O CNJ e a Ancinav"]

por Milton L. Moraes
23/9/2004 às
10h27 200.176.18.47
(+) Milton L. Moraes no Digestivo...
 
Talvez o PT se transforme
Talvez o PT se transforme realmente em pt: perda de tempo. Ou, quem sabe, em pt, saudações.

[Sobre "O CNJ e a Ancinav"]

por Mario Sucissi
22/9/2004 às
22h24 200.178.227.136
(+) Mario Sucissi no Digestivo...
 
minha aventura pessoal
Como autêntico outsider - pior ainda, outsider individualista e um tanto arrogante - observo que essa carência toda que compele as pessoas a se esforçarem por ser aceitas parece-me uma lamentável fraqueza. Mais do que patética, considero desprezível essa atitude da pessoa que não busca sua própria afirmação individual, seu próprio crescimento peculiar e único, mas, pelo contrário, busca amoldar-se passivamente às regras, aos conceitos e às modas que lhe abram as portas da aceitação e do convívio fácil proporcionado pelo corte de asas. Nada me convém seguir as opiniões ou as posições de qualquer grupo, por maior ou por mais influente que seja. Primeiro porque não expressam a minha individualidade, a minha idiossincrasia, a minha experiência. Segundo porque acredito que devo prosseguir a minha aventura pessoal, intransferível, muito mais fascinante do que qualquer filiação a aventuras coletivas despidas do senso e do mérito da individualidade. Terceiro porque quanto mais representativa for a opinião ou o conceito de qualquer maioria, mais certamente essa opinião ou conceito se afirma como a expressão da mediocridade. Todo consenso é medíocre. As grandes correntes que transformaram o mundo nasceram na cabeça de homens privilegiados, únicos, geniais, outsiders. Aquele que segue a onda é um fraco, é um pusilânime, é um medíocre, é um descerebrado, é uma ovelha, é gado. Aquele que busca seu próprio caminho pode cometer erros terríveis, mas sua atitude sempre será a de um desbravador. E os grandes caminhos, as grandes descobertas, as grandes intuições... somente podem ser atingidas pelos aventureiros solitários. O exercício de sua própria individualidade é uma conquista para a qual poucos estão preparados. A falta de auto-apreço e de coragem física e intelectual conduz a maioria das pessoas a levar vidas sem sentido, sem identidade, sem conquistas, sem mérito. O medo da solidão parece ser forte demais. Eu afirmo: "Diz-me que segues atrás de muitos, e te direi que ninguém és. Diz-me que segues atrás de poucos, e te direi que algo és. Diz-me que a ninguém segues, e te direi que alguém és".

[Sobre "Outsider: quem não se enquadra"]

por Roberto Valderramos
22/9/2004 às
17h50 200.184.161.120
(+) Roberto Valderramos no Digestivo...
 
bibliotecas públicas vazias
Os governos tem culpa, a sociedade tem culpa, os secretários de cultura tem culpa, mas nós os BIBLIOTECÁRIOS também temos culpa pelas bibliotecas públicas estarem vazias. Infelizmente, nós que organizamos e as dirigimos nos pautamos pelo silêncio e ordem.... Mas os tempos estão mudando, amigos! Há várias bibliotecas públicas efervescentes! Com saraus, apresentações de textos entre outras atividades. Novos profissionais, como eu, tenho 29 anos, estão chegando para acabar com o marasmo e para dizer: local de leitura, local de revolução! Pois todas as revoluções partiram de pensadores e pessoas que viram em outras histórias, que é possível mudar! E essa história hoje e já há algum tempo se encontra nos livros! O profissional deve mudar sua posição e a sociedade também! É preciso ver que lendo desenvolvemos algumas habilidades úteis para o futuro, como criatividade e imaginação, portanto, vamos lutar por bibliotecas vivas, onde teremos cabeças vivas em nossa sociedade.

[Sobre "A biblioteca pública mais violada do mundo"]

por William
22/9/2004 às
17h14 200.148.112.28
(+) William no Digestivo...
 
ciclo impossível de quebrar?
Concordo -e lamento- sobre o processo de idiotização e padronização (aparentemente irreversível) que ataca nossos filhos. Levada pela infindável e fantasiosa esperança materna me esforço por "salvar" desta sina minhas filhas, ainda pré-adolescentes. Mas, ao mesmo tempo, essa matéria me faz refletir sobre nós, os quarentões. Até que ponto ficamos ilesos de uma padronização, ainda que de outro tipo? Até que ponto não carregamos e amargamos, também, padrões há muito em nós incutidos? Quantos de nós não vivemos sufocados numa carga de trabalho diária de 12 hrs., na busca sem fim de uma conta bancária melhorzinha, iludidos ainda que aí é que reside a felicidade de um ser humano? E quantos de nós, em nossa aparente maturidade, não abrimos mão de um amor, encaixotados ainda no velho e pasteurizado conceito de que liberdade e amor são incompatíveis? E quantos de nós, do alto de nossa cega petulância, estamos criando e educando nossos jovens filhos mas, ao nos olharmos no espelho, nos sabemos tão ou mais imaturos e perdidos do que eles? Será a idiotização um ciclo impossível de se quebrar?!

[Sobre "Outsider: quem não se enquadra"]

por Marcia Simão
22/9/2004 à
00h24 201.0.65.154
(+) Marcia Simão no Digestivo...
 
pra onde estamos caminhando
Simplesmente espetacular. A clareza, a objetividade e a boa intenção são patentes. Será que as pessoas não conseguem ver pra onde estamos caminhando, e caminhando alegremente?

[Sobre "O CNJ e a Ancinav"]

por Márcio Scansani
21/9/2004 às
23h40 200.234.91.12
(+) Márcio Scansani no Digestivo...
 
gente bonita e gente feia
Os "rebeldes" de hoje são uniformizados. No meu tempo (não gosto desta expressão, mas é a mais reveladora), isso se chamava "punk de boutique". Existe uma expressão que deve ser usada pelos militantes da "Missão MTV", que é "gente bonita". Tradução mais fiel para engajamento social? Não! Daí vc é gente feia...

[Sobre "Outsider: quem não se enquadra"]

por Edison
21/9/2004 às
12h56 200.144.11.82
(+) Edison no Digestivo...
 
reflexões e silêncio
Seus textos sempre abordam temas muito importantes e hoje especialmente você fala do silêncio. O exemplo que você cita é muito bom porque, nos dias de hoje, a maioria dos restaurantes e lanchonetes estão equipados com TVs ou telões que funcionam o tempo todo e com o som numa altura que perturba. Até para se conversar é preciso ser aos gritos. O mundo de hoje se transformou num grande shopping e as pessoas são induzidas a viver em ritmo de Disneylândia. Parece que é preciso estar sempre fazendo coisas e em meio a muito ruído. E o máximo da alegria é ir a uma danceteria e ficar zonzo com o barulho e os aditivos. Com certeza isso evita a reflexão, o que é uma marca dos nossos dias. Viver o que as novelas apregoam é ser feliz e pronto! O resto é correr o tempo todo atrás de dinheiro! Sem parar. Quem não tem o que fazer não é importante! O silêncio incomoda justamente porque nos leva a reflexões. E as reflexões são supérfluas e até incompatíveis num mundo onde é preciso vender, criando mercado para todas as porcarias e o ser humano não passa de um número no mercado de consumo.

[Sobre "Ensaios sobre o silêncio"]

por Vera Carvalho
21/9/2004 às
08h58 201.0.82.60
(+) Vera Carvalho no Digestivo...
 
nem tudo está perdido
Está claro que a midia incentiva os jovens para uma maldita massificação. Essa tarefa se torna ainda mais facil num ambiente em que é raro para alguns jovens terem a capacidade de questionar as informações que recebem. E isso principalmente devido ao histórico educacional a que foram expostos, já que só foram ensinados a decorar fórmulas e ganhar pontos em detrimento do raciocinio lógico e prático voltado a vida. Mas nem tudo está perdido. Pois há muito a ser piorado.

[Sobre "Outsider: quem não se enquadra"]

por Vicente Conessa
21/9/2004 às
08h33 200.210.221.28
(+) Vicente Conessa no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Francisco e Clara
Guido Visconti - Bimba Landmann
Atica
(2014)



Música, ídolos e poder
André Midani
Nova Fronteira
(2008)



A vida oculta na Maçonaria: Biblioteca Maçônica Pensamento
C. W. Leadbeater 33º
Pensamento
(2013)



A Cultura no Mercador de Barcelona do Seculo XV
Jaume Aurell e Alfons Puigarnau
Raimundo Lulio
(2008)



Relação de Trabalho Versus Relação de Emprego
Vinícius Moreira de Lima
Sergio Antonio Fabris
(2012)



Alguma Poesia - Campo Geral
Carlos Drummond de Andrade e Outro
Objetivo



Livro de Cabeceira do Homem Ano 1 Volume 1
Vários Autores
1966



Como Encontrei Lama Marco Polo na Ítalia
Nani Barros
Gaia
(2018)



Nomak - a Vida no ártico
Marcos T M Pagliara
Palas Athena
(1989)



Livro Behold The Dreamers
Imbolo Mbue
Fourth Estate Ltd
(2016)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês