Apesar de vocês | Felipe

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
>>> Mamãe cata-piolho
>>> A arte da ficção de David Lodge
Mais Recentes
>>> Todos Os Homens Do Xá de Kinzer pela Bertrand Do Brasil (2004)
>>> Matemática Financeira Simplificada Para Concursos de Sérgio Carvalho, Weber Campos pela Elsevier (2007)
>>> As 3 Escolhas Para O Sucesso de Stephen R. Covey pela Vida Melhor (2013)
>>> Fogo Persa de Tom Holland, Luiz Antonio Aguiar pela Record (2008)
>>> As Associacoes Sem Fins Economicos de Rodrigo Xavier Leonardo pela Revista Dos Tribunais (2001)
>>> O Processo Civilizador 2 Formação do Estado e Civilização de Norbert Elias pela Zahar (1993)
>>> Maria Melado Sobremesas Geladas e Quentes de Nenzinha Machado Salles pela Record (1999)
>>> O Processo Civilizador de Norbert Elias pela Jorge Zahar (2011)
>>> Nelly And The Quest For Captain Peabody de Roland Chambers pela Oxford Children's Books (2015)
>>> Simbolismo Do Terceiro Grau - Mestre de Rizzardo da Camino pela Madras (2017)
>>> Um, Nenhum e Cem Mil - Cosacnaify de Luigi Pirandello pela Cosacnaify (2010)
>>> Alquimia Emocional de Tara Bennett-goleman pela Objetiva (2001)
>>> O Poder Transformador Do Esg - Como Alinhar Lucro E Proposito de Paula Harraca pela Planeta Estrategia (2022)
>>> O Protegido - Por Que O Pais Ignora As Terras De Fhc de Alceu Luis Castilho pela Autonomia Literária (2019)
>>> Level 6: I Know Why The Caged Bird Sings (pearson English Graded Readers) de Maya Angelou pela Pearson Elt (2008)
>>> Como Reconhecer a Arte Mesopotâmica de Sabatino Moscati pela Martins Fontes (1985)
>>> O Deus Da Idade Média de Jacques Le Goff pela Civilização Brasileira (2020)
>>> Flecha No Tempo de Luiz Antonio Simas; Luiz Rufino pela Mórula (2019)
>>> A Inquisiçao De Goa de Charles Amiel; Anne Lima pela Phoebus (2014)
>>> Del Gato Félix Al Gato Fritz - Historia de los Comics de Javier Coma pela Gustavo Gili (1979)
>>> O Outono Da Idade Média de Johan Huizinga pela Carego (2021)
>>> Forja de Impérios de Michael Knox Beran pela Record (2013)
>>> Os Antropologos E A Religiao de André Mary pela Ideias & Letras (2015)
>>> Um Dia Minha Alma Se Abriu Por Inteiro de Iyanla Vanzant pela Sextante (2000)
>>> A Volta Ao Mundo Em 80 Dias de Júlio Verne pela Larousse Jovem (2006)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 4/5/2004
Comentários
Leitores

Apesar de vocês
Excelente texto. Alexandre, você tá se superando a cada dia. Parabéns

[Sobre "Apesar de vocês"]

por Felipe
4/5/2004 às
02h16 200.142.68.9
(+) Felipe no Digestivo...
 
quem está errado?
Certa feita vi, ilustrando a capa de um livro de filosofia, a reprodução de uma gravura na qual se podia ver uma janela com sua vidraça estilhaçada e isso me impressionou profundamente. Como no mito da caverna de Platão, uma vez que travamos contato com a literatura o que se descortina daí pra frente ou nos tornará pessoas "melhores" ou então nos engendrará num mar de "loucura e solidão" e aí só nos restará aquela perguntinha martelando lá no fundo: - será que sou eu ou o mundo que está errado?

[Sobre "Escrever para não morrer"]

por Gui
3/5/2004 às
20h56 201.0.233.57
(+) Gui no Digestivo...
 
um país engessado
Somos um país engessado. Engessados pelo passado, pelos 30 anos de ditadura que não acabam nunca, dada a insistência da também ditatorial esquerda em lembrar sempre. Lembrar pra quê? Engessados pelo futuro, nesse porvir que nunca vem por que nada fazemos no tempo que mais importa: O PRESENTE. Basta de 1964! Basta de o País do Futuro!

[Sobre "Gênios do pau-de-arara e saudosistas da violência"]

por Getúlio Maia
3/5/2004 às
20h54 200.199.182.151
(+) Getúlio Maia no Digestivo...
 
Simonal
Parabéns pela iniciativa de resgatar a memória desse ídolo que pagou caro e injustamente.

[Sobre "Wilson Simonal: o rei do Pa-tro-pi"]

por Mirthes
3/5/2004 às
16h32 200.141.133.88
(+) Mirthes no Digestivo...
 
Basta!!!
Enfim, o grito que estava preso na minha gargata! Eu já não aguento mais tanta gente em nome desse golpe, exaltar salvadores, profetas metaforizantes e falsos heróis. Parabéns pelo discernimento e coragem de falar o que muita gente precisa ouvir e saber. Quem sabe, assim atingiremos o civilizado estado de maturidade.

[Sobre "Gênios do pau-de-arara e saudosistas da violência"]

por Mirthes
3/5/2004 às
16h10 200.141.133.88
(+) Mirthes no Digestivo...
 
A Web e a Tv
Achei o texto bem interessante, retratando a internet e a tv, nas suas respectivas qualidades e defeitos. A globo tem o poder de persuadir seus telespectadores, e ja elegeu e derrubou presidentes. No caso da Web, como em todo os segmentos da informatizacao, vai provocar o fim de profissoes nostalgicas, como a do entregador de cartas, e a queda, ja acentuada, de profissionais da imprensa escrita.

[Sobre "1964-2004: Da televisão à internet – um balanço"]

por Milton Moreira
3/5/2004 às
10h37 200.168.101.89
(+) Milton Moreira no Digestivo...
 
Luis, gostei muito do texto!
As pessoas, para apreciar uma construção arquitetônica (ou qualquer outra arte) têm que ter sensibilidade e cultura. E infelizmente, esta ultima temos muito pouco por aqui. Com isso, não é dada nenhuma importância para as nossas belezas urbanas... são varias as áreas que estão abandonadas, ocupadas desordenadamente ou degradadas. Aliado ao habitual pouco caso do brasileiro, temos a proliferação de favelas, camelôs e sujeira no Rio de Janeiro. A favela é um caso emblemático: um emaranhado de barracos, na maioria de vezes em precárias condições. E quem vive lá parece não se importar muito com isso. Não é a pobreza, pois não pintam nem as paredes, mas todos têm antenas parabólicas. Oxalá, que os tempos estejam mudando e voltemos a ver um Rio de Janeiro que infelizmente eu nunca vi. Abraços, LA. PS: Está na hora de marcarmos uma outra caminhada pelas ruas do Rio !

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por Luis Arthur
3/5/2004 às
10h29 200.160.175.241
(+) Luis Arthur no Digestivo...
 
vc voltou!
Dani, adorei descobrir que vc voltou para as colunas do Digestivo, vc escreve muito bem. Parabens! Beijos e Abracos, Ju

[Sobre "Olá, Lênin!"]

por Juliana Fiorini
2/5/2004 às
17h24 200.157.195.5
(+) Juliana Fiorini no Digestivo...
 
Fúria imobiliária
Seu artigo, Luís, me fez passear pelo Rio e voltar a alguns anos atrás lembrando de construções que lamentavelmente foram destruídas, demolidas, em nome não sei de quê ou sei sim, em nome de se construir no lugar algo mais rendoso, um prédio com 30 andares e milhões de salas ou apartamentos. Lembro-me de quando criança passear na rua Dona Mariana... que rua linda com mansões e jardins fantásticos que vcs, jovens, não tiveram oportunidade de conhecer. Nunca entendi a demolição da Embaixada da Argentina, na praia de Botafogo, uma das mais belas casas do Rio. Tudo foi indo abaixo como lixo sem o menor valor. Desfigurou-se a cidade sem dó ou piedade. Como vc bem disse, parece que de alguns anos para cá, felizmente, essa consciência de preservação está se despontando. Quando penso que na Europa, em cidades praticamente destruídas pelos bombardeios da segunda guerra mundial, houve a preocupação de se reconstruir tentando fazê-lo nos moldes do que era, fico impressionada como, no Brasil, não só não temos que reconstruir, como destruimos o que lá um dia esteve. Que jamais mexam em Parati, em Tiradentes e outras cidades históricas, felizmente, tombadas pelo patrimônio histórico.

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por Regina Mas
2/5/2004 às
13h23 200.157.16.246
(+) Regina Mas no Digestivo...
 
ditaduras disfarçadas
Parabéns pelo texto claro,conciso e verdadeiro. Evidentemente, o autoritarismo é uma sociopatia que persegue o Brasil. Findo os governos dos generais, continuamos com as manias do mandonismo. Hoje, foram institucionalizadas. Exemplo: as Medidas Provisórias e as insanas portarias e regulamentos da terrível derrama tributária que assola o País. A concentração da renda está nas mãos do Estado salvador. Quando nos livraremos das ditaduras (declaradas ou disfarçadas) em nosso Brasil?

[Sobre "Desfazendo alguns mitos sobre 64"]

por Jorge E. M. Geisel
2/5/2004 às
02h06 200.179.228.166
(+) Jorge E. M. Geisel no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Administração Economia Aplicada Série Gestão Empresarial
Vários Autores
Fgv
(2010)



Juarez Barroso - o Poeta da Crônica-canção
Natercia Rocha
Substansia
(2018)



O Marketing na Era do Nexo - Novos Caminhos Num Mundo de Múltiplas Opções
Walter Longo / Zé Luiz Tavares
Best Seller
(2009)



Arquitetos Brasileiros
Vários Autores
Pini
(1987)



Seguindo os Passos de Jesus
Altamirando Carneiro
Camille Flammarion
(2005)



Paperweights
Pat Reilly
Apple Press
(1994)



Trilogia glimmerglass
Jenna Black
Universo Dos Livros
(2014)



Desventuras em Série - Volume 1 - Mau Começo
Lemony Snicket
Companhia das Letras
(2001)



Acima de qualquer suspeita
Tião Lucena
A União
(2015)
+ frete grátis



Fernão Capelo Gaiovota
Richard Bach
Círculo do Livro
(1970)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês