algumas sílabas | Diogo

busca | avançada
66131 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Obra Social Santa Edwiges e CAT Móvel
>>> As mentiras que contam para você: um convite à reflexão sobre a autoilusão
>>> Iniciativa de Mila Nascimento, clubes literários promovem debate sobre violência doméstica
>>> EBS e Compactor Store promovem oficina de customização de shapes de skate no Shopping Vila Olímpia
>>> Ribeirão Preto recebe o BRAVI.LAB: um encontro de oportunidades no audiovisual
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Paradoxos da modernidade
>>> Build a Fort, Set That on Fire
>>> Saudosismo
>>> Lembrando a Tribo
>>> Bate-papo com Ruy Castro
>>> Um nu “escandaloso” de Eduardo Sívori
>>> Um Paulo Francis ainda desconhecido
>>> A vida mais ou menos
>>> Tirando o Cavalinho da Chuva
>>> Um autor novo
Mais Recentes
>>> Receitas Inspiradas Da Bíblia de Naomi Goodman pela Melhoramentos (1996)
>>> Aprendizagem Mediada. Dentro E Fora Da Sala De Aula de José Francisco Azevedo pela Senac (2002)
>>> Redes De Aprendizagem de Linda Harasim E Outros pela Senac Sp (2005)
>>> Educação Profissional No Brasil de Silvia Maria Manfredi pela Cortez (2002)
>>> Brasil 500 Anos De Mau Atendimento de Alberto Centurião pela Educator (2000)
>>> Turismo Na Economia de Beatriz Helena Gelas Lage pela Aleph (2004)
>>> A Crise Dos Paradigmas E A Educação de Zaia Brandao pela Cortez (2002)
>>> Etica E Competência de Terezinha Azeredo Rios pela Cortez Editora (1995)
>>> O Que É Assessoria De Imprensa de Boanerges Lopes pela Brasiliense (1995)
>>> A Força De Bedirya - A Educação De Meninas Na Africa de Gérard Dhôtel pela Sm (2007)
>>> 100% Cliente - Reflexões Impactantes Para Vestir A Camisa Do Cliente E ser Bem-Sucedido de Sergio Almeida pela Casa Da Qualidade (2004)
>>> Educação E Acessibilidade de Varios Autores pela Mam (2018)
>>> Escrevendo Como J.d. Robb Testemunha Mortal de Nora Roberts pela Bertrand (2008)
>>> Direito Penal 1 - Parte Geral de André Estefam pela Saraiva (2004)
>>> A Escola E O Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos E Políticos de Mario Sergio Cortella pela Cortez (2002)
>>> Matemática Financeira E Aplicada: Método Algébrico, Hp-12c E Microsoft Excel de Anisio Costa Castelo Branco pela Cengage Learning Nacional (2015)
>>> Matemática Financeira 7ºEdição de José Dutra Vieira Sobrinho pela Atlas (2000)
>>> Como Roubar A Espada De Um Dragão de Cressida Cowell pela Intrinseca (2013)
>>> Lei de Introdução Ao Código Civil Brasileiro Interpretada de Maria Helena Diniz pela Saraiva (2005)
>>> Tormenta de Lauren Kate pela Galera Record (2011)
>>> Extras de Scott Westerfeld pela Galera Record (2012)
>>> Os Sabores Da Sicília de Maria Montanarini pela Senac Sp (2004)
>>> Direito Penal 3 de André Estefam pela Saraiva (2007)
>>> Direito Penal 2 de Edilson Mougenot Bonfim pela Saraiva (2007)
>>> Oab Nacional 1ª Fase V.13 - Direitos Humanos de Nestor Sampaio Penteado Filho pela Saraiva Editora (2011)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 24/12/2002
Comentários
Leitores

algumas sílabas
Inexorável Alexandre, permita-me algumas sílabas. Prossiga! A Sra Ana aprecia as ante-salas alvas e assépticas das clínicas hospitalares e o tempo está empedrado nas opiniões dela. Não! Seja franco. Pois a crítica e a dúvida são unicamente o que constrói: veja Descartes e o Renascimento inteiro. À crédula e departamentista Sra Ana gostaria de recomendar Isaiah Berlin, em algo como "O Ouriço e a Raposa". Desejo a você, e também ao Julio, um austero Ano Novo... feito de ações que impliquem guerra, e que não excluam a paz.

[Sobre "Noblesse Oblige"]

por Diogo
24/12/2002 às
19h12 200.173.185.8
(+) Diogo no Digestivo...
 
perspectiva de um porraloka :)
Não competiria ao webmaster criar mecanismos de defesa(ou controle) das informações do site? Legalmente ou não, a Internet é pública. Expor essas informações na Internet é sujeitá-las ao livre arbítrio de hackers, webmasters, e quem mais souber usá-las. Se a moral e as leis resolvessem tudo...

[Sobre "O lado negro da internet"]

por Hellls
24/12/2002 às
08h37 200.102.51.236
(+) Hellls no Digestivo...
 
Vamos espalhar as críticas!
Lucas,Também tive o desprazer de assistir esse filme imbecilizante, e saí do cinema com náuseas. Pela liçãozinha de moral, pela sofrível interpretação dos atores, pela primariedade do roteiro, pelo merchandising descarado, enfim... sinceramente esse filme é uma vergonha para o cinema nacional. Vamos espalhar isso aos quatro ventos, salvar nossas crianças da ideologia que está por trás de Xuxa, esse monstro asqueroso da indústria cultural de massa.

[Sobre "Santa Xuxa contra a hipocrisia atual "]

por Paula Penedo
20/12/2002 às
17h04 200.206.166.117
(+) Paula Penedo no Digestivo...
 
Mas alguns são burros mesmo
Boa tarde, Ana Maria. Li a sua mensagem, mas o que eu disse é o que eu penso; e vou continuar dizendo o que penso até o fim - mesmo correndo o risco (que, acredite, não me agrada) de desagradar algumas pessoas. Um abraço, e volte sempre.

[Sobre "Noblesse Oblige"]

por Alexandre Soares
20/12/2002 às
16h16 200.207.125.11
(+) Alexandre Soares no Digestivo...
 
Comentários grosseiros
Boa tarde, Alexandre. Estava dando uma passeada pelo site e achei desagradável a agressividade com os leitores. Tanto da parte do Julio como da sua (vide seu texto que diz que "é lido também por muita gente BURRA" e em outro trecho diz que vai "continuar escrevendo para irritar certas pessoas") O que é isso? Pior do que um eventual leitor que seja desagradável é um profissional (colunista, jornalista etc) chamar uma parcela dos leitores de BURRO ou dar respostas grosseiras, como uma criancinha respondona ou alguém que não suporta ter o orgulho ferido. Se você recebe comentários ofensivos de um ou outro leitor, ignore-os ou responda com elegância e superioridade argumentativa. Não com contra-ataques infantis. Respostas grosseiras ou irônicas dão uma impressão de amadorismo ou insegurança com as próprias opiniões. Ana Maria

[Sobre "Noblesse Oblige"]

por Ana Maria
20/12/2002 às
16h03 200.162.240.217
(+) Ana Maria no Digestivo...
 
Coincidências
Carísimo Alberto: sempre soube de que nossa amizade estaba fundada en um grande afeto común e tambem en grandes coincidencias, porem esta de Borges é de mais.Estou convencido que existen dois tipos de leitores na lingua espanhola os que leeram a Borges e os que não.Ele escreve com tal pureza , finura e profundidade que despois ficamos muito exigente para leer outros textos. Envío esta materia jornalística ( incompleta) que escreveram Borges e Casares a 4 mãos. Aproveito para desejar a você e familia un exelente ano 2003, e que o "Bruxo", nos aproxime mais ainda. Abraços NINO... "Para el estúpido siglo XX, o para algunos estrepitosos hombres de letras del siglo XX, hay una cosa despreciable y trivial que debe proscribirse del arte. Esa cosa es la anécdota. Quienes la proscriben y la aborrecen lo hacen movidos por el hartazgo de cierta clase de episodios sentimentales"... "Ciertamente el hartazgo no era incomprensible, y un proceso análogo había ocurrido en el campo de la pintura. Tras expulsar a las madres y a los mendigos, el pintor pasó a los botellones y a las manzanas, después a las pipas y a los recortes, luego a los rombos y finalmente se redujo a la raya y al redondel. Aplicada a la literatura, esta conducta no sería menos destructiva..." "Lo grave es que también son anécdotas "La Hilíada", y "Las mil y una noche", "Hamblet" y "La divina comedia" ¿Cómo desentrañar lo anecdótico de lo narrativo? ¿Como admitir una proscripción que aboliría la epopeya, la novela y el teatro?..." "Hay quienes opinan que el film debe ser una pura antología de imágenes, una suerte de música visual..." "Tan audaz afirmación, llevada a la práctica, no tarda en producir como nadie lo ignora, el tedio y la indiferencia"... "Los buenos films resultan de una afortunada conjunción de elementos. No se negará que entre estos la trama tiene un valor fundamental. Un valor no menos precioso por el hecho de que su invención no es obra de dinero o de técnica, sino de un don incalculable y casi secreto."

[Sobre "Encontro com Borges"]

por Nino Patrone
20/12/2002 às
10h08 200.158.28.228
(+) Nino Patrone no Digestivo...
 
Liberdade de Expressão
Prezado Eduardo Carvalho, Li pela primeira vez um artigo seu e gostei do português, muito raro, hoje, ver alguém escrever bem o nosso idioma. Estando distante do Brasil, moro em Montreal, nem ao menos sei quem seja este senhor Mário Prata, mas as minhas experiências de ter vivido a famigerada ditadura militar no Brasil e a de hoje viver num país que prima pela liberdade de expressão, fazem-me pensar que aquele senhor tem --aasim como o senhor o tem para criticá-lo-- o pleno direito de pensar não importa o quê, votar não importa em quem, escrever e/ou publicar seja lá o que for e, óbviamente, agradar ou não a esta minoria de brasileiros leitores que têm acesso a literatura. Achei, portanto, esse seu artigo muito positivo no especto crítico, porém agressivo demais, impondo uma tamanha chafurdação e humilhação ao senhor Prata que assim sugere o seu fim como escritor, o desincentivo dos leitores a lê-lo e, por fim, criando um clima inadequado à liberdade de expressão e de desenvolvimento da boa ou má literatura brasileira. Gostaria ainda de dizer que num dos comentários ao seu texto, alguém referiu-se ao famoso poeta Tom Jobim, que foi e é uma das maiores personalidades e genialidades brasileiras à nível internacional. Sucesso! Continuarei a lê-lo. Normando

[Sobre "Prata de tolo"]

por Normando Lima
19/12/2002 às
11h50 67.68.67.19
(+) Normando Lima no Digestivo...
 
baudelaire e benjamim
Seu texto é interessante. Poderia ter ficado melhor ainda se avançasse uma pequena crítica à interpretação de Baudelaire feita por Benjamim. Como deve saber, Adorno não aceitou seu texto para publcação. Sua crítica era de que Benjamim não conseguia analisar dialeticamente Baudelaire. Exemplo: na análise do poema "a uma passante", benjamim deixa de lado as intricadas relações estilísticas de Baudelaire para somente se apegar à temática da perda da mulher amada na multidão. O poema mostra a multidão não no tema (ela nem é citada) mas na aliteração em "R" que produz o ruído das pessoas na rua, percebido faclmente ao se recitar o poema original francês. Isso Benjamim não viu, preocupado com questões mais marxistas que estilísticas - mas nada de denegrir benjamim, pois tornou "popular", ao menos ns meios acadêmicos, um poeta aristocrático como o maldito baudelaire. espero que as pessoas não leiam baudelaire apenas com a lupa de benjamim - bauelaire vai mais longe, em profundidades mais temerosas que as análises sociológicas de benjamim. parabéns pelo texto

[Sobre "Benjamin e Baudelaire"]

por jardel
19/12/2002 às
12h08 198.81.9.1
(+) jardel no Digestivo...
 
Espetacular
Espetacular este artigo!

[Sobre "Novas leis de Murphy"]

por Vinicius Brown
19/12/2002 à
00h47 200.19.104.211
(+) Vinicius Brown no Digestivo...
 
critica a oiticia
caros renata e eduardo, vocês contribuem para um momento importante: iniciar uma crítica à obra de oiticica. está, realmente, na hora de avaliar algumas obras "pobres" do hélio. coisas que se fazia em 1920 e que o Hélio só descobriu em 1960-70, repetindo o procedimento. projetos que aparentam uma inovação, quando na verdade não passam de apropriações de idéias já "antigas" dentro do projeto das vanguardas internacionais. mas é bom que a crítica seja consistente. um abraço, jardel

[Sobre "Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica"]

por jardel
18/12/2002 às
18h40 198.81.9.2
(+) jardel no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Querida Mamãe: Obrigado Por Tudo
Bradley Trevor
Sextante
(2001)



Tempo Rio Que Arrebata
Jaime Lisandro e Outros
Setembro
(2005)



Pensamentos
Pascal
Nova Cultural
(1999)



A Sombra da águia
Mark Hertsgaard
Record
(2003)



Astro-signos: Aquário
Laurène Petit
Todolivro
(1997)



Livro Como Se Comunicar Por Escrito Com Eficácia O Passo-A-Passo Da Boa Redação Em Relatórios E Em Outros Textos
Laurinda Grion
Madras
(2005)



São José Bh 90 Anos
João Batista Boaventura Leite
Expressa



Livro Lições Positivas
Lauro Trevisan
Santa Maria
(1993)



Celso Renato
Olívio Tavares de Araújo
Cosac Naify
(2005)



Caderno de Leituras Orientações para o Trabalho Em Sala de Aula
Companhia da letrinhas
Companhia da letrinhas
(2013)





busca | avançada
66131 visitas/dia
2,5 milhões/mês