COMENTÁRIOS
Segunda-feira,
3/12/2001
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Sem medo de ser feliz
Adriana, não se reprima! Coma os espetinhos sem medo de ser gorda ou de passar mal. Passei uns poucos dias em João Pessoa há um tempo atrás, a serviço, e adorei a cidade! Aliás, ainda existe o restaurante Mangai? Fechava às segundas. Nada mais nutritivo e saboroso do que uma boa tapioca com queijo de coalho. Não tenha medo, o fogo mata os bichinhos. Aproveite! Sonia Pereira.
[Sobre "Cultura no espeto"]
por
Sonia Pereira
3/12/2001 às
11h14
200.19.93.3
(+) Sonia Pereira no Digestivo...
|
|
Apesar de você, Fábio
Vou abrir uma exceção e comentar a coluna do Fábio, que jurei nunca mais ler. Mas, após tanta asneira, não consegui me segurar. A Universidade Pública tem um papel que nenhuma universidade privada pode ter, que é a pesquisa pura, condição "si ne qua non" do desenvolvimento tecnológico. E tecnologia, hoje, é poder. Por isso nossos professores universitários merecem e precisam de toda a nossa compreensão e apoio. Por isso não há como privatizar a universidade pública. O que se deve fazer é exigir um ensino básico (sei lá como se chama agora o 1o. e 2o grau) de qualidade, de forma a proporcionar iguais oportunidades a todos os cidadãos. Mas, como outro leitor já escreveu com todas as letras, somos um país pobre, que depende do dinheiro alheio. E isso de querer ter desenvolvimento tecnológico é só para quem pode, não para quem quer. Por isso essa pressão enorme para que se acabe com as universidades públicas, pois elas ainda produzem profissionais de altíssimo nível, queiram ou não, e de renome internacional em várias áreas da ciência. E, sr José Maria, essas áreas citadas no final do seu texto não são ciência? O sr sabe o que é ciência?
[Sobre "os universiotários"]
por
Sonia Pereira
3/12/2001 às
10h45
200.19.93.3
(+) Sonia Pereira no Digestivo...
|
|
Perdas e danos
Perdeu-se o foco, discussão encerrada, suponho. E a Soninha está na ESPN, para quem quiser ouvir seus comentários (quase sempre muito bons) sobre esportes. Pena que não está mais à frente do RG, na Cultura. Era um bom programa, com uma boa apresentadora. E isso é que perdemos. Sonia Pereira
[Sobre "A TV é uma droga"]
por
Sonia Pereira
3/12/2001 às
10h37
200.19.93.3
(+) Sonia Pereira no Digestivo...
|
|
Quero entender!
Sérgio, o que você entende por fascista? Aliás, porque você não é mais crítico de TV? Porque você acha que todos os que lêem o Digestivo têm curso superior? O que você chama de Programa Educativo? E o que é Zé Povinho? Povo não é o conjunto de pessoas de uma mesma localidade? Nossa! Eu tenho tanto a perguntar! É que, como parte do povo brasileiro, tenho muito o que aprender. Acho que vou ligar a televisão e assistir aos programas que o sr. indicou como de sua preferência, vou aprender muito. Sonia Pereira
[Sobre "Digestivo nº 58"]
por
Sonia Pereira
3/12/2001 às
10h21
200.19.93.3
(+) Sonia Pereira no Digestivo...
|
|
Ler e Ver
Vou tentar de novo.
Ler sempre, todos os que escrevem alguma coisa, nem que seja para saber que "aquele" não é para ler nunca mais. Ler Lígia sempre, para se ter a referência de uma obra rara, o deleite da leitura enriquecedora.
Lavoura Arcaica, não assisti, uma pena. Selton Mello, grande ator. Pena que não queira, ou não possa (Global Power?) dar suas opiniões sinceras quando entrevistado. Fica enrolando, sai para um lado e outro...mistério! Mesmo assim, grande ator! Afinal, para ser ator não é necessário dar opinião sobre coisa alguma, não é? Auto da Compadecida, o maior barato! No livro, na telinha ou na telona, vale a pena. Eu Tu Eles, não sei, não cheguei a uma conclusão. Vi e não sei se gostei, por incrível que pareça. Tem alguma coisa que não convence, sei lá. Pode ser coisa minha, pode ser coisa nenhuma.
Sonia Pereira.
[Sobre "Digestivo nº 59"]
por
Sonia Pereira
3/12/2001 às
09h56
200.19.93.3
(+) Sonia Pereira no Digestivo...
|
|
De piedade em piedade...
Fábio, esse papo de fazer bem em um moundo horrível...argumento fraco...
maconha é simplesmente porcaria. O argumento de que não se pode proibir pois existem consumidores pode até ser válido, mas não me peça para defendê-lo. Se usamos um espaço público como a TV Cultura, cabe defender atitudes em que a maconha é descartada por não contribuir em nada para coisa alguma: um passatempo aparentemente idiota (e fedido), mas que move uma máquina criminosa.
A questão não está apenas nos efeitos negativos da maconha para a saúde. Carro faz mal à saúde de variadas formas (desastres, obesidade, poluição do ar, gasto público mal alocado com viadutos, estímulo aos consumismo idiota, etc). O problema é um conjunto de atitudes entendidas como características da "juventude" que contribuem para criar uma identificação com o crime e suas manifestações debilóides: o hip hop, axé, pagode, usar camisa larga, ser fã da feitiçeira, ver no limite ou casa de artistas, cortar cabelo à la ronaldinho e falar de forma desarticulada. Qualquer Damon Wayans sabe disso. Soninha tontinha parece que não.
Alías, a notícia de que a popularidade da Marta Suplício aumentou com o desempenho de seu filho grotesco é um sintoma de que a coisa não é mesmo aceitar passivamente a porcaria do mundo como ele é.
[Sobre "por que as drogas devem ser legalizadas"]
por
jose maria silveira
3/12/2001 às
09h32
143.106.37.196
(+) jose maria silveira no Digestivo...
|
|
Calma Celso
Calma Celso Pinheiro!!!
Dar uma de Diogo Mainardi não resolve. Ver comunistas de baixo da cama como o Olavo de Carvalho também não. É óbvio ululante que os formados nas universidades públicas são muito melhores. Não sei em que área você "recruta", mas em áreas como física, biologia, engenharia, economia isso é muito claro. Há provas objetivas disto. O exame da ANPEC por exemplo: dos 100 primeiros lugares, 80 são da USP, Unicamp, UFRJ e PUc-Rio (que de faculdade privada só tem as penas, perdigão). O melhor MBA é do ITA.
Agora, jornalismo, publicidade, relações públicas, adminsitração... essas coisas, bem ,
vamos falar sério!!. Estamos falando de ciência. Além disso, há públicas e públicas. Depois, presidentes de empresas hoje estudaram no tempo do zébolinha. Não são referência, principalmente no capitalismo "
filho de" brasileiro.
Celso, mostre seus dados....
Só concordo com uma coisa: de greve em greve, você vai acabar tendo razão.
[Sobre "os universiotários"]
por
jose maria silveira
3/12/2001 às
09h20
143.106.37.196
(+) jose maria silveira no Digestivo...
|
|
Liberdade acima das drogas!
Caro Rafael, quanto ao "Viver e deixar viver" eu disse algo bem parecido no meu primeiro comentário: "A Liberdade de um vai até a onde a do outro começa". O fato é que uma pessoa drogada perde todos os princípios e acaba por ultrapassar os limites...
PS.: facismo, egocentrismo, retrógradas???? HA...HA...HA
[Sobre "A TV é uma droga"]
por
João P. Boaventura
3/12/2001 às
08h18
200.243.53.130
(+) João P. Boaventura no Digestivo...
|
|
Publico que tem memoria
Obrigada pelo texto sobre Ligia Fagundes Telles e um pequeno resumo sobre Ciranda de Pedra. Realmente as pessoas esquecem-se do prazer de ler um bom livro, literatura e principalmente a paixao em todo o seu sentido, presente na literatura brasileira. Ligia tem um publico especial, aquele publico que tem memoria, gente de valor e por essa razao nunca sera esquecida.
[Sobre "Digestivo nº 59"]
por
Marli
3/12/2001 às
05h14
63.178.212.12
(+) Marli no Digestivo...
|
|
Criem Universidades Livres
Parabéns. Gostei mesmo de sua prosa. Desde o Rubbayat de Omar Khayyam até ao preciosismo pitagórico, é raro ver-se um repóter tão informado. Suspeito mesmo que só é repórter nas horas vagas e seu encómio muito justo de Olavo de Carvalho revela seus interesses. Talvez São Paulo e Brasil precisem de Universidades Livres para contrariar o academismo gramsciano das estatais. Afinal as Universidades nasceram como corporações livres de mestres e estudantes. (mendo castro henriques - LIsboa)
[Sobre "Frutos da videira"]
por
mendo c. henriques
1/12/2001 às
10h43
194.65.14.68
(+) mendo c. henriques no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|