| Mais Recentes >>> Arte E Sociedade No Brasil de 1957 a 1975, Volume 2 de Aracy Amaral; André Toral pela Callis (2010) >>> Aquele Estranho Colega, o Meu Pai de Moacyr Scliar pela Atual Didáticos (2009) >>> Incentivando O Amor Pela Leitura de Org. Eugene H. Cramer e Marrietta Castle pela Artmed (2001) >>> As Dores e as Superações do Dia-a-Dia Reveladas nas Mídias Sociais (Autografado) de Katie Borteze pela Chiado (2017) >>> Poliedro Livros Português Livros 1 , 2, 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2012) >>> Drogas Opção de Perdedor de Flavio Gikovate pela Moderna >>> A Traição De Bourne de Eric Van Lutsbader pela Rocco (2010) >>> Estudo Sobre Constitucionalismo Contemporâneo de Professor Francisco Pedro Juca pela Lumen Juris >>> Calunga Tudo pelo Melhor de Luiz Antonio Gasparetto pela Vida e Consciencia (1997) >>> Poliedro Livros Português Livros 1 , 2, 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2012) >>> O Feijão e o Sonho de Origenes Lessa pela Aticas >>> 1984 de George Orwell pela Companhia Das Letras (2017) >>> Livro O Sermão Da Montanha de Georges Chevrot pela Georges Chevrot (1988) >>> 1984 de George Orwell pela Companhia Das Letras (2017) >>> Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector pela Rocco (1998) >>> Japonês Em Quadrinhos de Marc Bernabe pela Conrad >>> Tratado das Locações, Ações de Despejo e Outras de Jose da Silva Pacheco pela Revista dos Tribunais (1998) >>> Poliedro Livros Geografia Livros 1 , 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2018) >>> Araribá Mais História 9 de Maira Rosa Carnevalle pela Moderna (2018) >>> Livro Geração De Valor Futuro de Daniel Egger pela Campus (2015) >>> Introdução a Admistração Financeira de Clovis Luizs Padoveze pela Cengage >>> O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry pela Harper Collins Br (2006) >>> Poliedro Física Livros 1 , 2, 3 e 4 Ensino Medio de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2014) >>> Livro Todo Mundo Tem de Edith Derdyk pela Dsp (2012) >>> Presente para Você de Fernando Vilela pela Leiturinha (2021)
|
|
COMENTÁRIOS
Terça-feira,
27/8/2002
Comentários
Leitores
|
|
|
|
A Arte como um todo
Nao posso deixar de concordar com o ponto de vista defendido por Helion, pois a arte erudita tem o seu respeito e acredito que sempre tera, essa nao caira no esquecimento e nao nunca perdera o seu devido valor...Agora nao consigo entender o motivo pelo qual a arte popular nao pode ter o seu espaco e o seu valor?! Talvez a resposta seja por ser acessivel as pessoas, ao entedimento dessas e acabar com isso perdendo o charme de ser para os mais refinados e pomposos vista como arte. Penso que para poder se falar em arte deve-se ter a sensibilidade de conseguir apreciar essa, sem julgar de modo estanque o que eh realmente arte, e excluir sumariamente por nao se encaixar dentro de alguns padroes. Por tais motivo acho que a arte popular precisa ser vista como ela eh: arte. A arte deve ser vista como um todo. Abracos do seu leitor Alceu
[Sobre "Babação do popular"]
por
Alceu
27/8/2002 às
18h55
204.191.83.106
(+) Alceu no Digestivo...
|
|
A Luta Contra o Leviatã
Evandro: Seu artigo é a prova viva de que existe pessoas que compreendem a luta do indivíduo para se afirmar em um mundo corrompido por ideologias políticas e interesses espúrios. No final, o indivíduo sempre vence, mas sua guerra é a mais solitária de todas, porque poucos o compreenderão. Neste sentido, somos Quixotes, mas com a diferença que sabemos que um moinho não é um castelo e que Dulcinéia é apenas uma camponesa. A verdadeira estória do indivíduo como algo concreto e com dignidade, querendo vencer as barreiras da vida, está expressa de forma magistral na Comédia de Dante. Todos somos como Dante, talvez sem o gênio poético, mas com o desafio de atravessar a selva escura e espessa, para, um dia, com a ajuda da fé, da razão e da esperança, ver Aquilo que move o Sol e as outras estrelas - algo que nenhum Estado pode nos dar. Abração,
Martim Vasques da Cunha
[Sobre "Pensando sozinho"]
por
Martim Vasques
27/8/2002 às
14h37
200.227.250.242
(+) Martim Vasques no Digestivo...
|
|
Questões
Pedro, você trabalha com o Rafael Lima, não? Se a resposta for sim, já te conheço por tabela...
Acho que sua teoria tem valor, pode estar certa. Apesar de não concordar, também não deixo de considerar. A única ressalva que faço é que as pessoas que pensam dessa maneira ajam honestamente. Ou seja, quem quiser "ir ao cinema" com pessoas diferentes, que abra o jogo. Aí fica a critério do outro concordar ou não com esse tipo de arranjo. Outra coisa: essa sua "concordância" com Reich é só na teoria ou passa para a prática também?
[Sobre "Menos Guerra, Mais Sexo"]
por
Adriana
27/8/2002 às
14h30
200.151.158.54
(+) Adriana no Digestivo...
|
|
Concordando em tudo
Pedro, fico feliz que você tenha percebido o que eu quis dizer, ou seja, exatamente o que você repetiu no seu comentário. Não sou contra o ensino da língua padrão na escola, muito pelo contrário. Sou a favor de que mais gente tenha acesso a ela, para que mais pessoas inteligentes e esclarecidas como você possam fazer comentários tão ricos. Assim como não sou contra o capitalismo, gostaria é que todo mundo tivesse as mesmas condições de se sair bem nesse tipo de sistema. Ainda reforçando o que eu disse, e que você fez questão de insistir, a língua em si é ingênua. O problema é a maneira pela qual ela é utilizada como instrumento de exclusão.
[Sobre "Língua de fora"]
por
Adriana
27/8/2002 às
14h30
200.151.158.54
(+) Adriana no Digestivo...
|
|
Roberto me leva a Caraúbas
Já comentei com voce "A volta por cima" de Roberto Silva, beleza de voz, de selecão,de arranjo e de músicos. Completo. Com sua indicacao comprei o disco Roberto Silva homenageia Orlando Silva. Demais... Me transportei para minha infância no interior do Rio Grande do Norte, Caraúbas, ouvindo a Rádio Divulgadora Caraubense" nas vozes de Roberto e Orlando. Obrigado Waldemar pela dica. Gil
[Sobre "Eles são o Samba"]
por
Gil Fernandes de Sá
27/8/2002 às
12h46
200.164.134.28
(+) Gil Fernandes de Sá no Digestivo...
|
|
Cadê o barco?
Fala Eduardo!
Muito bom o seu texto (como sempre!). Vc só não falou da aventura que foi a corrida para tentarmos ir de barco para Niagara on the Lake e ao chegarmos atrasados no pier ver o barco se afastando lentamente...e a nossa cara de m...
Um abração
[Sobre "Bernard Shaw on the lake"]
por
Emmanuel
27/8/2002 às
11h03
200.151.58.239
(+) Emmanuel no Digestivo...
|
|
UMA FORMA CRÍTICA
Na minha opinião esse texto é de uma forma ou de outra um pouco crítico,pois se trata de critica feita por muitos,que ñ estão satisfeitos.
[Sobre "Profana e Sagrada"]
por
Ana Rabello
27/8/2002 às
07h50
200.171.204.211
(+) Ana Rabello no Digestivo...
|
|
A última flor do Latio (Lacio)
Adriana
Já q sua tese está tão aprovada (eu mesmo concordo muito)vamos dar uma chance à linguagem de "escol".
Nas escolas tem-se mesmo q estudar uma lingua própria, de escola, de escol.
Não se vai a escola para se aprender o q se aprende em casa ou não rua, lá o aprendizado é mesmo exclusivo.
O cidadão tem todo o direito de louvar e cultuar seus regionalismos, mas não em detrimento de um exclusivismo de escol, que serve para textos como esses nossos aqui.
Como seria possível se discutir esse assunto na internet com cada um falando sua própria lingua regional. Sem "excluirmos" os regionalismos a precisão iria "pro brejo".
Esse seu assunto, ele mesmo, é exclusivo e de escol.
Se pensarmos a sociedade como a soma de cultura, pilítica e economia (L.Sampaio), veremos que o problema em pauta (desvalorizar uma linguagem) é apenas político. A lingua culta (em si) é inocente.
Parece-me que você não se opos a nada disso, mas mesmo assim achei bom insistir nesse ponto.
O "ouro" nativo da lingua culta vela a "bruta mina" dos regionalismos populares. Parece-me qie é exatamente isso que você tenta fazer com o teste, certo?
[Sobre "Língua de fora"]
por
pedro sérvio
27/8/2002 às
02h32
200.191.188.162
(+) pedro sérvio no Digestivo...
|
|
Amor Sexo e Casamento.
William
Eu, pelo menos por enquanto, estou com Reich. Sexo e amor estão em níveis diferentes. Amar ama-se o pai, o filho, a esposa etc. Não vejo limites para o amor, nem no espaço nem no tempo.
Já o sexo é, ou pelo menos era, uma força da natureza, q a evolução natural desenvolveu para efeito de procriação. Como essa fase procriativa está superada, o sexo pode se transformar em outra coisa.
Se fará sexo com a pessoa amada como se vai ao cinema com ela, sem q isso implique em trai-la se formos ver um filme com outra. Quem sabe ela não goste daquele filme específico e o amigo/a goste?
De qq forma acho q o sistema proposto pelo Reich já em 1930 e em parte funcionando hoje é o ideal.
[Sobre "Menos Guerra, Mais Sexo"]
por
pedro servio
27/8/2002 à
00h57
200.191.188.162
(+) pedro servio no Digestivo...
|
|
Germano e o Maracatu
Caro Waldemar,
O cd do Germano está simplesmente demais. Gamei na participação de Bocato e a 3a. faixa "Paixão bumerangue" parece a batida do maracatu que assistimos no Dragão do Mar. Feliz retorno a São Paulo. O amigo Gil
[Sobre "Eles são o Samba"]
por
Gil Fernandes de Sá
26/8/2002 às
23h49
200.164.134.28
(+) Gil Fernandes de Sá no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|