| Mais Recentes >>> Arte E Sociedade No Brasil de 1957 a 1975, Volume 2 de Aracy Amaral; André Toral pela Callis (2010) >>> Aquele Estranho Colega, o Meu Pai de Moacyr Scliar pela Atual Didáticos (2009) >>> Incentivando O Amor Pela Leitura de Org. Eugene H. Cramer e Marrietta Castle pela Artmed (2001) >>> As Dores e as Superações do Dia-a-Dia Reveladas nas Mídias Sociais (Autografado) de Katie Borteze pela Chiado (2017) >>> Poliedro Livros Português Livros 1 , 2, 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2012) >>> Drogas Opção de Perdedor de Flavio Gikovate pela Moderna >>> A Traição De Bourne de Eric Van Lutsbader pela Rocco (2010) >>> Estudo Sobre Constitucionalismo Contemporâneo de Professor Francisco Pedro Juca pela Lumen Juris >>> Calunga Tudo pelo Melhor de Luiz Antonio Gasparetto pela Vida e Consciencia (1997) >>> Poliedro Livros Português Livros 1 , 2, 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2012) >>> O Feijão e o Sonho de Origenes Lessa pela Aticas >>> 1984 de George Orwell pela Companhia Das Letras (2017) >>> Livro O Sermão Da Montanha de Georges Chevrot pela Georges Chevrot (1988) >>> 1984 de George Orwell pela Companhia Das Letras (2017) >>> Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector pela Rocco (1998) >>> Japonês Em Quadrinhos de Marc Bernabe pela Conrad >>> Tratado das Locações, Ações de Despejo e Outras de Jose da Silva Pacheco pela Revista dos Tribunais (1998) >>> Poliedro Livros Geografia Livros 1 , 3 e 4 de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2018) >>> Araribá Mais História 9 de Maira Rosa Carnevalle pela Moderna (2018) >>> Livro Geração De Valor Futuro de Daniel Egger pela Campus (2015) >>> Introdução a Admistração Financeira de Clovis Luizs Padoveze pela Cengage >>> O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry pela Harper Collins Br (2006) >>> Poliedro Física Livros 1 , 2, 3 e 4 Ensino Medio de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2014) >>> Livro Todo Mundo Tem de Edith Derdyk pela Dsp (2012) >>> Presente para Você de Fernando Vilela pela Leiturinha (2021)
|
|
COMENTÁRIOS
Domingo,
18/8/2002
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Benditos cachorros !
Parabéns pelo texto , depois de ler este resumo imediatamente liguei para minha irmã e lhe forneci os nomes dos livros citados, ela adora tem 12 caes
vira-latas num sitio perto de Porto Alegre RS . Um Abraço .
[Sobre "Homens, cães e livros"]
por
Vinicius Brown
18/8/2002 às
19h28
200.215.125.8
(+) Vinicius Brown no Digestivo...
|
|
Na mosca !
Parabéns Gian, belissimo comentário é bom saber que pessoas que leêm mais que a grande maioria dos brasileiros estejam incentivando a leitura. Que continues com essa forma contagiante de expor seus saberes literários.
[Sobre "A maçã de Isaac Newton"]
por
Vinicius Brown
18/8/2002 às
19h17
200.215.125.8
(+) Vinicius Brown no Digestivo...
|
|
Sábios não sabem que sabem
Alexandre,
Dostoievski diria que estes falsos intelectuais não sabem que o homem verdadeiramente sábio é aquele que vez por outra reconhece de si mesmo como um imbecil.
[Sobre "Falsos intelectuais"]
por
Pedro
18/8/2002 às
14h45
200.211.112.72
(+) Pedro no Digestivo...
|
|
glahgahgahgahahahshghghgraaaa
bem que você me falou. que divertido. eu ia me abrir de rir com tanta polissemia junta.
[Sobre "Falsos intelectuais"]
por
Juliana O'Flahertie
17/8/2002 às
23h18
200.193.250.212
(+) Juliana O'Flahertie no Digestivo...
|
|
Juízo sim
Bem, Evandro, não pensei estar exagerando o alcance desse espaço. Achei que uma resposta cuidadosa minha poderia indicar, mais que uma crítica ou elogio “secos”, a seriedade com que tomei suas palavras e a possibilidade de que pudéssemos sustentar um debate. Evidentemente, não defendo a abolição do juízo de valor na arte, mas acho que a idéia de existirem formas culturais “mais elevadas” e “mais baixas”, como você defende, pode ser debatida sem necessidade de recorrer aos filósofos recomendados. É claro que tudo pode nos levar à filosofia, mas continuo achando que se pode travar esse debate aqui e agora, pois não me pareceu, inicialmente, que a citação de Hegel ou Kant fossem pressupostos para o debate sobre o seu artigo “Babação do popular”. Nele, você propõe relações diretas entre cultura e socialismo que merecem, segundo penso, maior discussão, mesmo que sem enveredar pelas referências filosoficas que me sugere./// Quanto a Villa Lobos, pensei ter deixado claro que me referia aos termos que você mesmo propôs, ao contrapor Villa à suposta “babação de ovo” da atualidade. Que também achei equivocados. Busquei indicar como Villa também valorizava e enaltecia as formas culturais que você denominou de “baixas”. Enão acho que quem faz isso seja necessariamente "puxa-saco", nem naquela época e nem hoje./// Enfim: mesmo concordando com a existência de ho que existe juízo de valor na arte, discordo da sua associação mecânica ou esquemática às diversas ideologias políticas.
[Sobre "Babação do popular"]
por
Helion
17/8/2002 às
13h33
200.154.217.113
(+) Helion no Digestivo...
|
|
Vc faz ideia?
Vc faz ideia o que eh conviver diariamente com advogados que sao extremamente afetados e pseudos-intelectuais (sem falar nos juizes e promotores...)??? Nas minhas aulas de especializacao ficava ate o momento em que os polissemicos comecavam a se manifestar. Na verdade eu acho esse tipo de comportamento cansativo, pois eu posso manifestar conhecimento sem precisar ser uma pessoa afetada ou mesmo arrogante. Otimo texto, Alexandre!Beijos para vc. Carol
(nao por isso, mas, estou tentada a mudar de profissao...)
[Sobre "Falsos intelectuais"]
por
Carol
16/8/2002 às
18h46
204.191.83.106
(+) Carol no Digestivo...
|
|
a farsa de sokal
Alexandre,
Realmente, os pseudo-intelectuais são a maior praga que enfrentamos. São muito piores que os ignorantes, pois os ignorantes ao menos sabem que não sabem. Talvez você já tenha ouvido falar do fisico norte-americano Alan Sokal. Ele ficou famoso depois do que ficou conhecido como a "farsa sokal". Ou seja, enviou para uma revista de sociologia um texto incompreensível realcionando a física moderna com a sociologia. O artigo foi recebido com festa. Depois de publicado esse primeiro artigo, ele publicou um outro, "Físico faz experiência com revista social" em que revelava que seu artigo não tinha nenhuma fundamentação científico e era, na verdade, um amontoado de bobagens ditas de forma incompreensíveis. Foi um tapa na cara dos pseudos.
[Sobre "Falsos intelectuais"]
por
Gian Danton
16/8/2002 às
17h47
200.213.138.254
(+) Gian Danton no Digestivo...
|
|
AGRAVANTE
Pior de tudo, que o polissémico da minha turma de especialização (que trabalhava "nossa paciência"), é filho do prefeito local. Pseudo + arrogância: resultado impublicável. E mesmo não precisando, o professor adulava o tipinho.
[Sobre "Falsos intelectuais"]
por
Ricardo de Mattos
16/8/2002 às
15h28
200.227.233.142
(+) Ricardo de Mattos no Digestivo...
|
|
Confesso, fui ao dicionário.
1.
Há em meu blog (Com a sua licença, Alexandre, http://www.pradomacedo.blogspot.com) um post com o seguinte título: "A valoração reflexiva das circunstâncias formais dentro do complexo nexo-causal: uma análise psicodesenvolvimentista dos processos objetivos da formação valorativa"
Bonito, não? Ele foi escrito em 1o de Junho de 2001. Na ocasião eu tentava atabalhoadamente dizer o que o Alexandre conseguiu com poucas e boas palavras. Mas quem quiser conferir, é só procurar bem no finalzinho do blog, bem lá embaixo. Mas não esperem um texto do mesmo quilate que o este aí de cima.
2.
E aquela palavrinha "sicofântico" foi plantada ali com o fim de obrigar a gente a ir ao dicionário, né, Alexandre?
[Sobre "Falsos intelectuais"]
por
Rogério Macedo
16/8/2002 às
13h18
200.217.219.4
(+) Rogério Macedo no Digestivo...
|
|
Observando o Digestivo
Parabéns pela atenção. O "sem Máscara" acaba de surgir e os leitores do Digestivo, com a coluna de hoje, já estão sendo informados daquele lançamento. Fiquei curioso, no entanto, em conhecer a reação da novíssima geração internética a seu respeito. Essa reação já existe? Tão rapidamente assim? Onde podemos encontrá-la? Não concordo, entretanto, em considerar o Mídia sem máscara como fora de moda; ao contrário, acho que eles representam uma "atualização", um tanto tardia, vá lá, da internet escrita em terra Brasilis. O que este novo site reproduz é uma tendência cada vez mais forte que se desenvolve nos Estados Unidos. Tanto lá, quanto aqui, a mídia tradicional é abertamente esquerdista (quando foi a última vez que se noticiou por aqui alguma coisa por menor que seja desabonadora ao exótico regime cubano? ou se anunciou o "estouro" de uma clínica clandestina de aborto?) e muitos sites de internet procuram, às vezes até acanhadamente, no mais das vezes com parcos recursos, compensar esse estado de coisas. Estão tendo crescente audiência...
[Sobre "Digestivo nº 95"]
por
Toni
16/8/2002 às
12h51
200.154.144.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|