COMENTÁRIOS
>>> Comentadores
Quarta-feira,
6/11/2002
Comentários
200.183.97.226
|
|
|
|
a velha ordem estabelecida
[A votação de Luiz Inácio Lula da Silva] mantém sua alma rural, primeva, milenarista e tradicionalista. O Brasil que entregou ao retirante fugido da miséria do sertão o comando de uma das 12 maiores economias do mundo não é revolucionário: exige mudanças, mas não a ruptura com a velha ordem estabelecida.
Ao contrário do voto petista, de esquerda, o sufrágio lulista tem seu núcleo central em clãs culturalmente habituados a destinar sua prole ao clero ou ao serviço público. Em torno desse núcleo giraram os interesses da burguesia dependente dos favores do Estado, de um lado, e as carências do lúmpen desassistido, na face oposta. Não se trata de uma ruptura, mas de uma seqüência histórica natural: essa aliança foi forjada há 72 anos por Getúlio Vargas.
A diferença básica entre o ex-sindicalista, que antes criticava duramente o getulismo, e o "pai dos pobres" é que este era um positivista com tinturas anticlericais e o futuro presidente atou laços difíceis de desatar com a mais longeva e monolítica máquina política brasileira, a Igreja Católica.
Agora, o messianismo - idéia fundadora do cristianismo - ressurge numa forma de sebastianismo em que o mito arcaico e arraigado no imaginário luso-brasileiro da volta do rei português dom Sebastião para vingar a cristandade da humilhação foi incorporado pelo marketing político. [...] A avidez do cidadão comum em tocar o presidente eleito lembra a legitimidade que dava aos reis taumaturgos do Medievo o alarde de seus prodígios.
Para Lula e o PT será imenso o desafio de utilizarem os benefícios dessa unanimidade quase canônica que o Brasil profundo lhes lega para promover a união nacional, sem a qual a estabilidade da moeda e da democracia poderá desabar - e logo. Sendo certo que não obrarão milagres.
José Nêumanne, hoje, em "A revanche do Brasil profundo"
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
6/11/2002 às
09h29
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
livre e imprevisível
"Todo intelectual deve ser livre e imprevisível." (Paulo Francis)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
5/11/2002 às
09h24
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
Pois é...
Lula é cantado em prosa e verso como o "primeiro presidente do povo" de toda a nossa história. Será mesmo verdade?
Que se diga que Lula é o primeiro líder sindical a chegar ao poder. Isso é verdade. [...] Que se diga, também, que Lula é o primeiro presidente a não ter curso superior. Isso [...] também é verdade.
Lula teve uma infância pobre, sem dúvida. Mas outros tantos também tiveram. Nenhum presidente chegou ao poder totalmente pobre, é verdade. Mas Lula também não. Ao menos para os padrões brasileiros. Ele tem carro próprio, casa própria e uma renda mensal [...] que seguramente o qualifica como pertencente à classe média. [...] Que, nestes momentos de bajulação desenfreada, se tenha uma real perspectiva histórica do que significa a vitória do presidente Lula. Um feito [...] de forma alguma inédito.
Alguns haverão de alegar que Lula é o primeiro presidente que chega ao poder sem compactuar com as elites. Infelizmente, também não é verdade. [...] Um número sem conta de grandes empresários passou a adulá-lo quando ele se agigantou nas pesquisas. E não consta que em algum momento ele tenha rejeitado tais apoios. Dinheiro para a campanha também não faltou. [...] A campanha do PT custou quase o dobro da de José Serra. E todo esse dinheiro - não sejamos ingênuos - não foi amealhado com a venda de estrelinhas e camisetas do partido.
Louve-se a sua persistência e tenacidade, é valido. Mas que não se dê a tal festa dimensões históricas que ela de fato não tem.
João Mellão, hoje, em "Devagar com o andor"
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
1/11/2002 às
15h57
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
solidariedade
"Julio, meu amigo. voce e 'todo mundo' deveriam ter a liberdade _ 'sempre' _ de expressar o que bem entender e tambem o que nao entender. Euripedes, em 'As Suplicantes', diz que 'a verdadeira liberdade ocorre quando os homens, nascidos livres, precisando dirigir-se ao publico, podem falar livremente; Aquele que puder e quiser falar, merecera honrarias. Aquele que nao puder ou nao quiser, podera ficar em paz.' O que podera ser mais justo do que isso? Abracos, com admiracao"
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Mais Um Amigo
31/10/2002 às
10h19
200.183.97.226
(+) Mais Um Amigo no Digestivo...
|
|
tantas bocas para poucas tetas
"Caro Júlio. Trabalho em lugar onde a concentração de ignorantes por metro quadrados é enorme. Uma mesa de operações de Bolsa de Valores. Não existe lugar tão imediatista e estúpido quanto uma mesa de operações. Hoje ao falar que acredito que nossa Raponzel não terá final feliz, fui linchado ou melhor queimado. As pessoas realmente acham que o PFL e PMDB vão apoiar o Lula por ideais, o José de Laencar será um Marco Maciel e que o PDT de Brizola e PSB de Arraes são de esquerda. Existem tantas bocas para tão poucas tetas nesse governo superloteado, que faltam almas para tantos diabos que as compraram. Infelizmente a pressão popular e a desilusão serão ernormes. Não creio em governo tranquilo. Tudo que sobe rápido tende a cair mais rápido. Talvez seja o destino de toda estrela cadente. Abraços"
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Outro Leitor Anônimo
29/10/2002 às
22h35
200.183.97.226
(+) Outro Leitor Anônimo no Digestivo...
|
|
um esquerdista sincero
"Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer." (Nélson Rodrigues)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
28/10/2002 às
14h26
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
O povo é débil mental
"O povo é débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente." (Nélson Rodrigues)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
28/10/2002 às
11h35
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
Obrigado a todos
"Obrigado a todos - literalmente a todos. Os que quiseram me elogiar, me elogiaram - os que quiseram me xingar tiveram suas palavras convertidas em elogios, devido à falta de gramática, habilidade ou equilíbrio. [...] Não acho que Serra vai ganhar, e é justamente por isso que disse algo contra Lula. A véspera da derrota é o momento de mostrar suas cores - não a véspera da vitória - e muito menos o dia seguinte à vitória. Um cavalheiro saberia disso... Sem contar os insultos [...] que só fazem os próprios autores das mensagens se desqualificarem aos olhos de quem lê esta página. É como se quisessem atirar tortas na minha cara, na minha nobre, inteligente, adorável cara - mas acabassem acertando nas próprias calças - enquanto algumas azeitonas fazem um arco no ar e param bem ao alcance dos meus dedos (de onde passam, vejam só, diretamente ao meu martíni). Que posso fazer, senão agradecer? Voltem sempre... Todas as classes sociais são bem-vindas - mesmo as pitorescas..." (Alexandre Soares Silva)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
31/12/2002 às
18h36
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
doentes mentais
"Quero crer que certas épocas são doentes mentais. Por exemplo: - a nossa." (Nélson Rodrigues)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
26/10/2002 às
21h38
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
Sou reacionário
"Hoje, o sujeito prefere que lhe xinguem a mãe e não o chamem de reacionário. (...) Sou reacionário. Minha reação é contra tudo o que não presta. (...) Se a Rússia - onde não existe o direito de greve, onde Stalin, de uma só cajadada, matou 12 milhões de camponeses de fome punitiva, onde toda a experiência socialista tem 100 milhões de mortos a pauladas -, se a Rússia se considera libertária e se acha que é o futuro, então, nesse caso, eu sou reacionário, sou o passado, sou a Idade Média. E, assim mesmo, estou na frente da Rússia, que é a pré-Idade Média" (Nélson Rodrigues)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
26/10/2002 às
11h49
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
Achei fantástico!
"Júlio, Adorei o seu texto. Achei fantástico! Você tem toda razão quando diz que os petistas vão sumir depois da merda que vai dar. Agora, antes da eleição são como 'corinthianos' antes de um jogo de futebol, estão em todas as esquinas abanando bandeiras cantando a vitória, ...(antes da hora, diga-se de passagem). É claro, as pesquisas indicam, Lula já é o vencedor! Mas acho também que a diferença entre os votos não vai ser tão grande assim, os petistas terão uma surpresa! A questão é que agora, o bonito é votar no Lula e ser da oposição. Quero ver depois dessa eleição, como é que a oposição irá se comportar??? Um grande abraço" (também por e-mail)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Leitora Anônima
26/10/2002 às
10h54
200.183.97.226
(+) Leitora Anônima no Digestivo...
|
|
amostra do que está por vir
"Primeiro o Alexandre Soares com a coluna da semana passada, e ontem você, com a sua, levantaram uma amostra do que está por vir ... Gente disposta a coibir a 'democracia' .. em nome da 'democracia'! Esse 'crima' de 'agora é a nossa vez' deixa-me seriamente desconfiado quanto ao que está por vir. Pode ser um alarme falso por causa da novidade ('Lula enfim presidente!!!'), tomara que daqui a quatro anos constatemos tranquilos que nos apavoramos a toa. Contudo, ví pedaços do debate agora à noite (preferi alternar com Seinfeld e outro programa sobre bichos) e fiquei querendo saber o que estava por trás das respostas abstratas que ele dava. Não é o momento de abstração. Uma leitora, mensagem 10, falou que o Lula não estará sozinho, pq precisa do crivo do Congresso. Congresso no qual o PT é maioria, e elementos como Eneas e seus carrapatos, o filho do Ratinho, têm cadeira ... Como diz o povo, se cercar é hospício, se cobrir é circo..." (enviado por e-mail)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Leitor Anônimo
26/10/2002 às
10h50
200.183.97.226
(+) Leitor Anônimo no Digestivo...
|
|
Toda unanimidade é burra
"Na hora de odiar, ou de matar, ou de morrer, ou simplesmente de pensar os homens se aglomeram. (...) A opinião unânime está a um milímetro do erro, do equívoco, da iniqüidade. (...) Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar." (Nélson Rodrigues)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
26/10/2002 às
10h30
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
idiotas de ambos os sexos
"Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas de ambos os sexos." (Nélson Rodrigues)
[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]
por
Julio
25/10/2002 às
21h47
200.183.97.226
(+) Julio no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|